Plan International Brasil Plan International Brasil 11 4420.8081

Atriz Thainá Duarte visita projetos no Maranhão e no Piauí

Tempo de leitura: 4 minutos

26 de julho de 2022 - Tempo de leitura: 4 minutos

Atriz da série Aruanas, que é embaixadora da Plan, passou por São Luís, Teresina e Codó e participou de atividades com crianças, jovens e líderes comunitários

Thainá Duarte no projeto Água, Saúde e Vida, em Codó, município do Maranhão

Em maio, as equipes de São Luís, Teresina e Codó receberam a visita de Thainá Duarte, atriz da série Aruanas e embaixadora da Plan desde 2020. Durante uma semana, ela teve a oportunidade de conhecer de perto as atividades realizadas em diversos projetos com crianças, adolescentes, jovens, adultos e suas comunidades. A viagem começou por São Luís, onde Thainá foi apresentada aos projetos realizados no Maranhão. Durante uma manhã de segunda-feira, cada equipe mostrou um pouco das iniciativas e os principais resultados. Participantes dos projetos Cambalhotas, Líderes da Mudança, Geração e Empodera Elas também puderam compartilhar suas experiências. Thainá ainda conheceu mais sobre como funciona a captação de recursos e todo o contato com as famílias de crianças apadrinhadas. Impressionada com o trabalho desenvolvido pela Plan, decidiu amadrinhar uma criança.

Thainá em visita ao Projeto Cambalhotas

Ainda em São Luís, Thainá visitou a feira de empreendimentos do projeto Empodera Elas, realizada no município vizinho de São José de Ribamar. As participantes, jovens adultas de até 35 anos que são familiares de crianças apadrinhadas, concluíram o projeto e receberam seus certificados no auditório da Secretaria Municipal de Turismo. Na feirinha, as participantes puderam mostrar seu trabalho e vender seus produtos. O evento ainda teve uma apresentação cultural da cantora Dicy Rocha e do Boi de Panaquatira.

Na terça-feira, já em Teresina, Thainá pode conhecer a equipe do escritório e os projetos realizados na cidade, com os impactos, por exemplo da Escola de Liderança para Meninas. Thainá ainda teve tempo de visitar o Poty Velho e um mercado com artesanato produzido pelas mulheres da região. Na quarta-feira pela manhã, foi a vez de ver de perto o projeto Cambalhotas, em um Dia do Brincar em família na comunidade. “Foi um dia cheio de brincadeiras com as crianças, atividades e gincanas. A gente se divertiu muito”, diz Thainá.

Assista o vídeo do projeto Cambalhotas aqui:

À tarde, em outra comunidade, Thainá acompanhou uma oficina de encerramento de uma turma da Escola de Liderança para Meninas e aprendeu a fazer o bracelete menstrual, que ajuda as participantes a conhecerem mais sobre seu corpo e o ciclo menstrual. Ao final, a equipe de Teresina levou Thainá à casa de uma criança apadrinhada para que ela pudesse acompanhar como funcionam as visitas e a troca de cartas com madrinhas e padrinhos.

“Achei muito interessante a visita da Thainá e vê-la participando do nosso encontro. Tive a oportunidade de conversar com ela e explicar um pouco sobre o bracelete do ciclo menstrual. Ela é muito simpática e se mostrou a todo momento atenciosa, sempre querendo participar e aprender na atividade. Deu para ver a mulher forte que ela é, que desde pequena sempre se mostrou independente. Com certeza a Thainá inspirou outras jovens meninas.”

Vanessa, 16 anos, participante do projeto Escola de Liderança para Meninas em Teresina (PI).

Na quinta-feira, a equipe da Plan se deslocou para Codó para conhecer o projeto Água, Saúde e Vida em uma comunidade quilombola. Lá, Thainá foi recebida com música e viu de perto a organização da horta local, que é incentivada pela Plan. A visita foi encerrada com um almoço comunitário. À tarde, Thainá participou de um encontro com as meninas da Escola de Liderança. Em um momento de grande troca, Thainá fez perguntas e levantou reflexões sobre ser menina, compartilhando também algumas experiências pessoais.

“Ver alguém importante e exemplo de força e empoderamento tão de perto é um momento grandioso e único. As meninas do projeto e eu tentamos aproveitar ao máximo. A Thainá nos fez ver como é importante lutar por nossos direitos. Nos sentimos próximas por ela ter dividido histórias de sua vida – histórias que geralmente se igualam às nossas. Em pouco tempo, a Thainá nos mostrou que somos capazes de mudar o mundo. Assim como outras mulheres, ela é um exemplo para nossas vidas!

Cleane, 17 anos, participante do projeto Escola de Liderança para Meninas em Timbiras (MA)

A atriz e alguns dos participantes do Projeto Água, Saúde e Vida

Na sexta-feira, uma passada rápida no escritório da Plan foi providencial para que a embaixadora pudesse conhecer a equipe e os projetos realizados na unidade. Uma visita a outra comunidade do Água, Saúde e Vida, encerrou o roteiro de atividades e permitiu boas conversas com lideranças comunitárias locais, como Dona Marinalva e Seu Valdivino, que compartilharam um pouco sobre as dificuldades enfrentadas com a falta de acesso à água, e a luta das comunidades quilombolas pelo reconhecimento do direito à posse da terra. “Adorei fazer essa viagem, foi muito especial e bonito”, disse. Ao longo da viagem, Thainá divulgou alguns vídeos sobre as atividades em seu Instagram. Em um dos posts, ela destacou: “se vocês não conhecem o trabalho deles, recomendo fortemente que pesquisem! E apoiem! Pude ver de perto o quão importante é pra quem é beneficiado diretamente pela Plan”. Ao voltar da viagem, Thainá também começou a amadrinhar uma criança. Faça como ela: conheça os benefícios que o amadrinhamento promove na vida das crianças e suas comunidades e contribua.

Acesse agora: https://plan.org.br/doe-agora/apadrinhe-uma-crianca/