Plan International Brasil Plan International Brasil 11 4420.8081
Tempo de leitura: 2 minutos

A revolução das princesas

Série de livros reconta histórias infantis empoderando suas personagens

“Príncipes são sempre os heróis.” “Princesas nunca fazem nada, são frágeis e fracas.” Essas são frases de meninas e meninos na faixa dos sete anos e suas percepções refletem o que crescem ouvindo. Já era hora de atualizar essas histórias que pararam no tempo, trazendo uma perspectiva mais inclusiva para as crianças.

A Revolução das Princesas é um movimento que começou em 2018 e que se propôs a atualizar contos de fada clássicos. Com essa ideia em mente, escritoras e ilustradoras convidadas pela Plan International Brasil deram nova vida à Ariel, Aurora, Cinderela e Rapunzel.  Em 2022, trazemos uma nova proposta, a Revolução da Tereza. Em vez de recontar uma história, queremos tirar uma história da invisibilidade. Revelar a importância de Tereza de Benguela, líder quilombola que lutou contra a escravização de seu povo no Brasil do século XVIII.

“É muito potente realizar este trabalho, homenageando uma das nossas heroínas negras da história. Nossas crianças precisam e merecem”, diz a escritora Verônica Bonfim. Escolhi a Bela Adormecida, uma princesa independente. Ela luta, tem opinião própria e é dona de si. É um conto de fadas invertido”, diz a escritora Sebastiana Hoyer. “Minha Ariel salva o príncipe de um afogamento”, revela a ilustradora Lorena de Paula. Para a escritora Clara Averbuck, as coisas mudam a partir dos exemplos que são colocados. “Por isso, esse movimento é tão importante”, acredita. “Sempre me incomodou a falta de ação das princesas clássicas e a Plan International Brasil teve essa ideia incrível de criar novas versões das histórias. Escolhi a Pequena Sereia e a minha Ariel nem pensa em trocar voz ou pernas por amor romântico. Todos vivem felizes reinando sobre suas próprias vidas e destinos”, conclui.

Com os títulos “A Revolução da Aurora”, “A Revolução da Ariel”, “A Revolução da Cinderela”, “A Revolução da Rapunzel” e a “Revolução da Tereza” os livros custam R$ 40 cada, mas a coleção completa pode ser adquirida com desconto no site www.arevolucaodasprincesas.com.br.Toda a renda obtida com a venda é revertida para projetos da Plan International Brasil.