Plan International Brasil 11 4420.8084

Campanha Meu Ciclo Minhas Regras traz tema da menstruação sem estigmas

Reading Time: 2 minutes

Campanha Meu Ciclo Minhas Regras traz tema da menstruação sem estigmas

Com apoio da Intimus, nossa campanha apresenta o bracelete do ciclo e estimula o autocuidado. Confira o vídeo!

Bracelete Meu Ciclo Minhas Regras

Apesar de ser um processo natural vivenciado por milhões de pessoas no mundo inteiro, a menstruação continua sendo um assunto pouco discutido e cercado de estigmas. Por isso, com o apoio de Intimus – marca de cuidados femininos da Kimberly-Clark – lançamos a campanha Meu Ciclo, Minhas Regras.

Além da distribuição de braceletes menstruais em comunidades rurais de Teresina, no Piauí, e entre influenciadoras, a campanha traz posts nas nossas redes sociais, que conscientizam sobre a importância de tratar a menstruação sem estigmas e também abordam o problema da pobreza menstrual. A campanha, criada por uma equipe de mulheres, foi idealizada pela agência Ganda.

A Intimus e a Plan também elaboraram juntas a cartilha Be-a-bá feminino, que traz informações sobre todas as fases do ciclo menstrual: menstruação, fase folicular, ovulação e fase lútea, bem como lidar com as cólicas e outras dicas sobre o tema. O download é gratuito e pode ser feito aqui no site.

O tema da saúde menstrual está presente em alguns de nossos projetos. Em Teresina, no Piauí, a Escola de Liderança Para Meninas aborda a questão do gerenciamento menstrual, com o objetivo de apoiar as meninas a serem confiantes e capazes de enfrentar as mudanças que ocorrem em seu corpo durante a puberdade e adolescência. Também com apoio da Intimus, o projeto tem distribuído kits de saúde menstrual e atuado na formação de líderes femininas.

Como parte da campanha Meu Ciclo Minhas Regras, convidamos artesãs a produzir braceletes de contas coloridas que representam as fases do ciclo menstrual. Serão 1.200 braceletes menstruais distribuídos às comunidades Usina Santana, Parque Brasil e Taboca do Pau Ferrado. A produção está sendo feita por mulheres da comunidade Árvores Verdes, na área rural de Teresina. A campanha tem o apoio da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (SMPM) de Teresina.

No último ano, em parceria com a Plan, a marca Intimus realizou a doação de absorventes e protetores diários e milhares de cartilhas sobre educação menstrual para mais de 40 mil mulheres e meninas que vivem em situações de vulnerabilidade em comunidades da Bahia, Piauí, Maranhão e São Paulo. Além disso, em parceria com a Cia. da Consulta, a marca distribuiu 2,5 mil vouchers de consultas ginecológicas online e gratuitas para meninas e mulheres dessas regiões.

Todas as ações, incluindo as de 2021, fazem parte da iniciativa global Ela Pode, programa de engajamento que tem como objetivo unificar esforços sociais da marca para contribuir com o questionamento do estigma da menstruação e democratizar a educação sobre higiene íntima, defendendo as escolhas das mulheres de serem o que quiserem.

Compartilhar com o universo
X