Plan International Brasil Plan International Brasil 11 4420.8081
Tempo de leitura: 3 minutos

Higiene menstrual

Água, Saneamento e Higiene 

PROGRAMA MENSTRUAL DE SAÚDE
Através de projetos voltados à saúde menstrual, a Plan International busca garantir que meninas e mulheres possam administrar seus períodos menstruais com mais confiança e livres de tabus. A cada dia, mais de 800 milhões de mulheres e meninas em todo o mundo menstruam, mas muitas enfrentam barreiras significativas para lidar com estes períodos com segurança e higiene.

O tema requer uma abordagem abrangente, que atenda às necessidades imediatas de produtos e espaços para mulheres e meninas, de modo a garantir que elas tenham os conhecimentos e as habilidades necessárias para entender o que é menstruação e quais são suas opções para lidar com ela. Também significa criar e promover ambientes nos quais as meninas sejam apoiadas, em vez de passar por restrições, constrangimentos e provocações.

Slide

Criação de espaços sanitários acolhedores para meninas

Acesso a instalações sanitárias em escolas, unidades básicas de saúde e comunidades, que ofereçam privacidade e que sejam seguras, com fácil acesso à água, assim como um local para o descarte dos produtos menstruais.
Slide

Melhorar o acesso a produtos sanitários

Muitas mulheres e meninas não têm acesso a produtos de higiene menstrual de qualidade. Em parceria com o setor privado, a Plan trabalha para melhorar a disponibilidade, acessibilidade e variedade de produtos de higiene menstrual.
Slide

Aumento do conhecimento e das habilidades

Devido ao tabu em torno da menstruação, mulheres e meninas, assim como homens e meninos, geralmente sabem pouco sobre o tema. A Plan promove oficinas educativas em plataformas comunitárias, como clubes para meninas, grupos de pais e formação de professores.
Slide

Promover um ambiente favorável

Para muitas mulheres e meninas, os períodos menstruais são fonte de vergonha e constrangimento. A Plan trabalha para quebrar o silêncio e dissipar o tabu, realizando oficinas sobre saúde menstrual nas comunidades onde atua.

Projetos da Plan International Voltados à Higiene Menstrual no Mundo

Menstruação

Para bilhões de mulheres e meninas em todo o mundo, a menstruação é uma realidade. No entanto, em muitos países, as pessoas ainda enfrentam inúmeros desafios quando se trata de lidar com seus períodos menstruais devido a mitos, estigmas e normas prejudiciais de gênero.

COMO A MENSTRUAÇÃO AFETA A VIDA?
Caso não seja adequadamente administrada, a menstruação pode atrapalhar a vida cotidiana. As adolescentes passam por períodos extremamente dolorosos, que podem afetar sua frequência e desempenho na escola. A falta de instalações e produtos adequados, as restrições de movimentos das meninas durante o período menstrual, além do constrangimento e da sensação de “estar suja” são fatores que também contribuem para que as meninas deixem a escola.

Tabus, mitos e sentimento de vergonha em torno da menstruação podem levar a provocações, constrangimento e suspensão das atividades do dia a dia e ter um efeito negativo na autoestima das meninas.

POR QUE QUEM MENSTRUA É DISCRIMINADA?
A vergonha do período menstrual tem raiz na desigualdade de gênero. As tradições culturais e religiosas em torno dos períodos menstruais geralmente partem de normas patriarcais e discriminatórias sobre o status e o lugar de uma menina na sociedade.

Como resultado, espera-se que meninas e mulheres interrompam atividades normais, como tomar banho ou cozinhar e, em alguns casos, elas podem até ser tiradas de casa durante seu período menstrual. Essas restrições e atitudes negativas em relação à menstruação afetam a autoestima das meninas.

O QUE A PLAN INTERNATIONAL ESTÁ FAZENDO PARA APOIAR NO GERENCIAMENTO DE HIGIENE MENSTRUAL?
Juntamente com governos e escolas locais, estamos treinando agentes de saúde, professoras/es e voluntárias/os para educar jovens sobre a menstruação e conversar sobre elas/es sem tabus.

Também distribuímos materiais de higiene menstrual nas escolas e ensinamos as meninas a lidar com seus períodos menstruais para que se sintam confiantes e permaneçam na escola.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DE UMA SOCIEDADE LIVRE DE TABUS COM ESTE?
Ao melhorar a saúde menstrual e combater os tabus, podemos melhorar a frequência e o desempenho das meninas na escola, desfazer equívocos em torno da menstruação, aumentar a autoestima das meninas e permitir que elas participem plenamente da vida em sociedade.

Slide

Cerca de 500 milhões de meninas e mulheres

não têm acesso a instalações adequadas para LIDAR COM

seus períodos MENSTRUAIS.