Plan International Brasil Plan International Brasil 11 4420.8081

Projeto Água, Saúde e Vida recebe prêmio Estratégia ODS 2022

Tempo de leitura: 2 minutos

13 de setembro de 2022 - Tempo de leitura: 2 minutos

Vencedor da categoria Organizações da Sociedade Civil, projeto une iniciativas que cobrem diversos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A Plan International Brasil está em festa e orgulhosa de sua equipe, pois recentemente o projeto Água, Saúde e Vida recebeu o Prêmio Estratégia ODS Brasil 2022 ao vencer a categoria Organizações da Sociedade Civil. Com foco na construção de poços, revitalização e extensão de redes de abastecimento de água e a realização de atividades socioeducativas com meninos e meninas, jovens e adultos, o projeto une iniciativas que cobrem vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) para 2030.

Realizado desde 2017, o Água, Saúde e Vida é um projeto de alta complexidade operacional, que beneficia diretamente comunidades rurais, semiurbanas e quilombolas nos municípios maranhenses de Codó, Timbiras e Peritoró. Entre os dois ciclos do projeto, que vai até 2023, as comunidades beneficiadas são Axixá, Bacabinha, Boqueirão dos Vieiras, Cajazeiras, Canto do Coxo, Eiras dos Coqueiros, Horta, Independência, Jatobá, Montevideo, Raposa do Zeca Farias e São Benedito dos Colocados.

A Gerente de Parcerias Corporativas e Institucionais, Andreia Schroeder, representou a Plan na solenidade de premiação e descreve a importância desse reconhecimento. “Estamos muito felizes e emocionados em receber esse prêmio, afinal, o Água, Saúde e Vida é um projeto que além de levar acesso à água potável, reúne conhecimento, horta comunitária, liderança feminina, uso da terra e saneamento. É uma iniciativa completa que beneficia e muda a vida de muitas pessoas e suas comunidades”, afirma.

Mesmo diante de todos os desafios impostos pela pandemia nos dois últimos anos, os programas e projetos da Plan continuam contribuindo para alcançarmos os ODS. “O Água, Saúde e Vida é um o projeto que une ações que cobrem vários ODS”, destaca Andrea.

Assim, devido a sua amplitude de atuação, o Água, Saúde e Vida permeia diversos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável:

· ODS 1 | Erradicar a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares;

· ODS 2 | Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável;

· ODS 3 | Garantir uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades;

· ODS 4 | Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos;

· ODS 5 | Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas;

· ODS 6 | Garantir a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos;

· ODS 10 | Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles;

· ODS 11 | Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis;

· ODS 12 | Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

O Água, Saúde e Vida tem o financiamento do Norma Group, da Foundation Center e da Plan International Alemanha.