Plan International Brasil 11 4420.8084

Lei anti-bullying

Reading Time: 2 minutes

AGORA É LEI

São Luís cria lei anti bullying

É cientificamente provado que o bullying não deixa marcas apenas em quem sofre a violência, mas em quem prática e em quem assiste.

Na maioria das vezes, adolescentes sofrem em silêncio e por isso o número de casos cresce, mas passa despercebido. Segundo pesquisa do IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, realizada em 2015 com mais de 70 mil alunos, um a cada três adolescentes brasileiros já sofreu bullying. Outros 20% admtiram praticar.

Com objetivo contribuir para a garantia de um ambiente escolar e comunitário livre do bullying e da desigualdade de gênero, a Plan International Brasil criou o projeto Aprender Sem Medo, em parceria com a Fundación Mapfre, para combater o bullying nas escolas do Maranhão, conscientizando não só estudantes, mas educadoras e educadores, pais, mães e suas comunidades. Os materiais educativos do projeto também estão disponíveis para download e podem ser utilizados em todo o Brasil.

Após 4 anos, o projeto Aprender sem Medo encerrou seu ciclo de atividades com uma ação importantíssima junto a Câmara de Vereadores de São Jose de Ribamar no Maranhão: foi publicada a Lei 1210, de 28 de dezembro de 2018, que institui 20 de Outubro como o Dia Municipal de Combate ao Bullying. A aprovação da lei foi capitaneada pelo vereador Professor Cristiano Pinheiro. Esse é o resultado do trabalho da nossa equipe conscientizando todas e todos sobre a necessidade de levar temáticas importantíssimas para serem discutidas e combatidas pela sociedade.

Com esse grande passo, queremos que toda a comunidade educativa tenha condições de prevenir, identificar e intervir situações de violência contra as crianças e adolescentes.

Compartilhar com o universo
X