21 de maio de 2025 - Tempo de leitura: 4 minutos
Para que crianças e adolescentes cresçam em ambientes seguros e livres de violências, recebendo estímulos adequados e combatendo abusos e exploração, especialmente os baseados em gênero.
Resgatar a cultura, as tradições, brincadeiras e saberes populares. Esse é um dos objetivos do projeto Ciranda, que atua em três comunidades quilombolas nas cidades de Codó e Peritoró. O Maranhão é o terceiro estado com maior concentração de comunidades quilombolas no país, com 866 quilombos. O Ciranda trabalha diretamente com profissionais da saúde, assistência social e integrantes de comitês comunitários de desenvolvimento infantil, dando ênfase ao processo de vinculação com as crianças a partir de ações socioeducativas e de sensibilização.
Em Codó, 84 crianças de 0 a 6 anos participaram de atividades sobre brincadeiras que abordam cultura, ancestralidade e território, resultando na criação de um livro lançado em 2024.
LIVRO – Cardápio de Brincadeiras e Jogos em Comunidades Quilombolas: Um mergulho na cultura e tradições Quilombolas
O livro, Cardápio de Jogos e Brincadeiras em Comunidades Quilombolas, é fruto da troca de experiências entre comunidades quilombolas de Codó e Peritoró, no Maranhão, o exemplar abre espaço para o resgate de um universo de tradições que mostra a diversidade e a riqueza cultural dessas dos povos tradicionais brasileiros. Criado durante as ações do projeto Ciranda, com o apoio da Fundação Porticus, o livro de 98 páginas convida o leitor a conhecer, por meio de sua narrativa envolvente e belas ilustrações, diversos aspectos da cultura dos quilombolas, como práticas culturais, jogos, interações, brincadeiras e contos.
A realização desse trabalho só foi possível graças à relação de respeito e confiança estabelecida com as comunidades envolvidas no projeto, que participaram ativamente, confiaram na equipe da Plan International Brasil e permitiram um mergulho em suas histórias de vida.
Para conhecer melhor a beleza e a diversidade cultural das comunidades quilombolas, basta acessar o link abaixo e adquirir o seu exemplar na loja da Plan Brasil do site:
Cardápio de Jogos e Brincadeiras Quilombolas | Plan International – Loja Plan Brasil
Toda a renda obtida com a venda dos livros é revertida para os projetos, com o objetivo de garantir os direitos e promover o protagonismo das crianças, adolescentes e jovens, especialmente meninas, realizados pela Plan Brasil.
O Ciranda também fortalece políticas públicas para a primeira infância, especialmente em territórios quilombolas e com povos tradicionais. A Plan Brasil ocupa a secretaria executiva da Rede Estadual Primeira Infância do Maranhão desde 2019 e esteve à frente do processo de articulação junto ao governo para a elaboração do Plano Estadual Primeira Infância e de planos municipais em nove cidades.
O Ciranda foi estruturado para criar uma metodologia que fosse o seu maior diferencial, desenvolvida a partir da real necessidade das comunidades, alinhadas às intervenções dos espaços de saúde, educação para meninas e assistência social, com enfoque na proteção infantil e sendo sensível às questões de gênero, raça e etnia.
O projeto reforça a importância da valorização da identidade cultural, garantindo que as crianças cresçam conectadas às suas origens e em um ambiente que respeite e fortaleça suas tradições. Dessa forma, o Ciranda contribui para empoderar crianças, promovendo o protagonismo das crianças em suas comunidades.
Tânia Raquel Borba, Serviço de Assistência Social de Codó (MA)
O projeto atua em três comunidades quilombolas nas cidades de Peritoró, no sul do Maranhão, e Codó, ao leste, região também conhecida como Região dos Cocais. A conclusão do projeto está prevista para março de 2025.
O projeto conta com o financiamento da Fundação Porticus.