Plan International Brasil Plan International Brasil 11 4420.8081

Representante da Plan International Alemanha visita projeto Água, Saúde e Vida

Tempo de leitura: 2 minutos

9 de março de 2023 - Tempo de leitura: 2 minutos

Laura Weck conta o que viu em comunidades quilombolas do Maranhão, onde a Plan construiu poços artesianos

No Brasil, cerca de 35 milhões de pessoas ainda não têm acesso à água potável e 100 milhões não têm coleta e tratamento de esgotos em suas casas, segundo dados do ‘Ranking do Saneamento’, do Instituto Trata Brasil. Entre esses milhões de brasileiros estavam os que vivem em algumas comunidades rurais, semiurbanas e quilombolas nas cidades de Codó e Timbiras, no Maranhão. São comunidades que receberam poços artesianos e hortas comunitárias do projeto Água, Saúde e Vida, que tem o apoio do Norma Group, da Fundação Stiftung e da Plan International Alemanha.

Neste início de 2023, Laura Weck, gerente de projetos na Plan Alemanha, passou alguns dias em Codó e teve a oportunidade de visitar as comunidades. “Foi muito interessante conhecer o contexto do projeto, com uma boa visita a Codó e suas comunidades. Aprendi muito!”, conta Laura. Ela se surpreendeu com as dificuldades de acesso por estradas de terra, que acabam exigindo o uso de caminhonetes com tração 4 x 4.

“Ver as condições em que as comunidades vivem me deixou triste. Ter acesso à água limpa é o principal. Sem água, não há vida. A água suja causa muitos problemas de higiene e saúde. Por isso, fico muito feliz por acompanhar o projeto e contribuir com um recurso importante para darmos acesso à água limpa. Fico muito orgulhosa de ver como meninas, meninos e jovens melhoraram seu conhecimento sobre higiene e nutrição e como a autoestima também cresceu”, continua Laura, que gerencia vários projetos em países da América Latina que contam com recursos da Plan Alemanha, como é o caso do Água, Saúde e Vida.

Depois de chegar por Teresina, Laura foi direto a Codó e visitou duas comunidades que têm hortas comunitárias onde as pessoas conseguem produzir uma boa variedade de alimentos. Laura ainda participou de um almoço na própria comunidade e conheceu toda a equipe da Plan na unidade de Codó.

Nos últimos meses, o Projeto Água, Saúde e Vida entregou cinco poços artesianos em comunidades de Codó e Timbiras, além de manter as hortas comunitárias. O projeto melhora a qualidade de vida das pessoas ao fornecer água potável com a construção de poços, revitalização e extensão de redes de abastecimento. Já as hortas comunitárias incentivam o senso de comunidade e podem sem fonte de renda com o fornecimento de alimentos para a merenda escolar. Ao possibilitar o acesso à água, a iniciativa facilita a higiene menstrual de meninas e mulheres.