Plan International Brasil Plan International Brasil 11 4420.8081

#MENINASOCUPAM O BRASIL!

Tempo de leitura: 9 minutos

#MeninasOcupam a ONU em Nova Iorque e o Parlamento Europeu na Bélgica.

#MeninasOcupam é uma ação global da Plan International, em que uma menina é incentivada a liderar um espaço político, econômico ou social. No dia 11 de Outubro, Dia Internacional da Menina, elas ocuparam posições de liderança em todo o Brasil e também lugares de destaque no mundo.

Essa é uma oportunidade para ampliar o poder dessas meninas e também mostrar o compromisso das empresas, instituições e governos em apoiar a igualdade para as meninas, dando espaço para que elas elevem suas vozes.

As ocupações seguirão por todo o mês de Outubro e já aconteceram nos estados do MaranhãoPiauíSão Paulo e Pernambuco.

MARANHÃO

GOVERNO E SECRETARIA DO ESTADO DA MULHER

Nay ocupou a Secretaria de Estado da Mulher, no Maranhão. Ela participou de um evento para mulheres rurais e conversou com o Governador Flavio Dino, onde solicitou que as meninas sejam ouvidas, priorizadas e que tenham políticas públicas adequadas. Em seguida, Nay fez a mediação da mesa de debate sobre Fortalecimento da Cidadania e autonomia da Mulheres rurais ao lado da Secretária de Estado, Laurinda Pinto.

CÂMARA DOS VEREADORES EM SÃO LUÍS

A Câmara de Vereadores de São Luís foi palco da “Sessão Especial: Junte-se a elas e Lute com elas”. As meninas ocuparam a Presidência da Câmara e o cargo de vereadoras. Nessas posições, elas realizaram uma sessão apresentando propostas acerca dos problemas que as afetam.

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Gleice Nayane e Haisny ocuparam a Assembleia Legislativa do Maranhão, Gleice como Presidente das Comissão que tratava sobre os Eco Pontos de São Luís e Haisny como Deputada na sessão que aconteceu no dia. Gleice enfatizou a importância das ocupações “Temos a oportunidade de ocupar um cargo político, propor ideias, falar dos desafios que nós meninas ainda encontramos na sociedade e na política e assim, abrir os olhos dos políticos em relação às meninas. Ainda vivemos de forma muito vulnerável e somos invisíveis em relação às políticas públicas.”

Temos a oportunidade de ocupar um cargo político, propor ideias, falar dos desafios que nós meninas ainda encontramos na sociedade e na política e assim, abrir os olhos dos políticos em relação às meninas. Ainda vivemos de forma muito vulnerável e somos invisíveis em relação às políticas públicas.

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

Rayana, 13 e Haysne, 20, assumiram a posição do Secretário Felipe Camarão e da Secretária adjunda Nádia. Participaram de reuniões com o MEC, se reuniram com as diversas coordenações e, ao final do dia, fecharam os seguintes compromissos:  Sensibilização para Uma Escola sem Machismo; Fortalecimento da Lei Estadual 9.297 de enfrentamento ao bullying nas escolas; no próximo ano todas as escolas do Estado serão ocupadas pelas meninas.

SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS E PARTICIPAÇÃO POPULAR

Francikerle foi empossada pelo Secretário Francisco Gonçalves e participou de reunião com o comitê gestor estadual de Políticas Públicas de Inclusão das Pessoas com Deficiência. Foram articuladas desde questões de logística até a importância de discutir políticas para meninas e mulheres com deficiência, considerado o número elevado de mulheres que sofrem abusos de todos os tipos e não têm condições de se proteger sozinhas. Conheceram também o programa Procon Mirim, suas escolas foram premiadas com uma sessão de cinema para 50 meninas e participaram da roda de diálogo com meninas privadas de liberdade na FUNAC.

SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INFORMAÇÃO

A Secretária Ana Beatriz ocupou o lugar do Secretário Davi Telles, Laysa ocupou a posição de Secretária Adjunta. No evento, foi lançado o edital Neiva Moreira Livros, que foi assinado digitalmente pela secretária em exercício. Também despachou alguns processos na Secretaria e teve reunião com a equipe.

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Everlly, 16 anos, participante dos projetos Geração e Escola de Liderança para Meninas, foi a inauguração do 1° Hospital de Traumatologia e Ortopedia do MA, participou da rotina do Secretário Carlos Lula, se reuniu com as superintendentes de Finanças e Administração, alé de visitar o Hospital Carlos Macieira. Aproveitou a ocupação para pontuar necessidades das meninas, como atendimento amigável em todas as unidades de saúde, garantir o fornecimento de preservativos femininos e masculinos, capacitação das/dos profissionais de saúde para orientar as/os adolescentes, que as UPA’s sejam gerenciadas pelo Estado e atendam a toda a população com melhores instalações e atendimento.

SECRETARIA DE ESTADO DA JUVENTUDE

A Secretária Flavia, tomou posse durante um evento do projeto Jovem Cidadão, ao lado da Secretária Tatiana Pereira. Recepcionou os alunos que participaram da ação Tur Jovem que contemplará 2000 meninos e meninas do Estado. O compromisso da Secretaria foi inserir o tema de gênero nas suas ações.

FUNDAÇÃO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Nailde, 15 anos, ocupou a presidência da FUNAC com sua assessora Sueny, 18 anos. Acompanhou o encerramento do curso sobre Licitações e Contratos com servidores da Funac, fez uma breve fala sobre o Dia Internacional da Menina e o movimento #MeninasOcupam e sobre a experiência de ocupar e liderar o espaço de garantia de direitos das crianças e adolescentes. Fez também uma roda de diálogo sobre Empoderamento de Meninas com as meninas privadas de liberdade.

SECRETARIA DE ESTADO EXTRAORDINÁRIO DE ARTICULAÇÃO PARA AS POLÍTICAS PÚBLICAS

As meninas Nicole e Gilcielen, foram  empossadas  como Secretária e assessora e participaram de uma agenda extensa durante todo o dia. A partir da solicitação das meninas a Secretaria firmou compromissos, como o projeto de Saúde Mental com a metodologia de Educação em Pares nas escolas sobre a temática de álcool e drogas. As meninas agendaram uma conversa com todos os profissionais da Força Estadual de Saúde com o tema: “Como uma menina gostaria de ser atendida numa UBS?”.

CENTRO DE APOIO OPERACIONAL DA INFÂNCIA E JUVENTUDE

Nay foi empossada coordenadora do CAOPIJ durante congresso voltado para os 26 anos do ECA, promovido pelo ministério público. Ela conduziu uma das mesas do evento, ao lado da promotora de justiça Dra. Michele, que discutia os processos judiciais e a revitimização da criança e adolescente testemunha ou vítima de violência. O procurador geral finalizou o momento histórico, assinando um documento que firma o compromisso do Ministério Público estendendo as ocupações para todas as procuradorias do Estado do Maranhão, a partir do próximo ano.

Além destes espaços, tivemos ainda ocupação da Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano, EMAP e Coordenadorias das Mulheres em 30 municípios em parceria com a Secretaria Estadual da Mulher.

CHEFE DO CERIMONIAL DA PREFEITURA DE SÃO LUÍS

Jennyfer ocupou a posição de Cybelle Lauande, Chefe do Cerimonial da Prefeitura de São Luís.

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Giucielen ocupou a Secretaria Municipal de Saúde.

COORDENAÇÃO MUNICIPAL DA MULHER

Haisny ocupou a Coordenadoria Municipal da Mulher.

SECRETARIA MUNICIPAL DA CRIANÇA E ASSISTÊNCIA SOCIAL DE SÃO LUÍS

Everlyn e Gleyce ocuparam a Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social de São Luís.

COORDENAÇÃO MUNICIPAL DA JUVENTUDE

Lauanda e Nailde ocuparam a Coordenação Municipal da Juventude.

SECRETARIA DE MUNICIPAL GOVERNANÇA E ORÇAMENTO PARTICIPATIVO

Amanda ocupou a Secretaria de Governança e Orçamento Participativo.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO

Thaís ocupou a Secretaria Municipal de Comunicação.

SECRETARIA MUNICIPAL DA TECNOLOGIA E INFORMAÇÃO

Ana Beatriz ocupou a Secretaria Municipal da Tecnologia e Informação.

PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR

Rayanna foi empossada como prefeita do município Paço do Lumiar, seguiu para cimprir a agenda da prefeitura, participou da inauguração de uma quadra poliesportiva na comunidade de Cumbique e finalizou o dia com a realização de sessão especial com o tema das ocupações “Junte -se a elas e lute com elas”.

SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL DE PAÇO DO LUMIAR

Yasmin ocupou a posição de Secretária de Desenvolvimento Social do município, seguiu para cimprir a agenda da secretaria e finalizou o dia com a realização de sessão especial com o tema das ocupações “Junte -se a elas e lute com elas”.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE PAÇO DO LUMIAR

Sueny ocupou a posição de Secretária de Educação do município, seguiu para cumprir a agenda da secretaria e seguiu para a realização de sessão especial com o tema das ocupações “Junte -se a elas e lute com elas”.

SECRETARIA DA SAÚDE DE PAÇO DO LUMIAR

Nailde ocupou a posição de Secretária da Saúde de Paço do Lumiar, cumpriu a agenda da secretaria e seguiu para a realização de sessão especial com o tema das ocupações “Junte -se a elas e lute com elas”.

SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO DE PAÇO DO LUMIAR

Haisny ocupou a posição de Secretária de administração de Paço do Lumiar, cumpriu a agenda da secretaria e seguiu para a realização de sessão especial com o tema das ocupações “Junte -se a elas e lute com elas”.

PREFEITURA DE CODÓ

Para a ocupação da Prefeita Municipal de Codó, foi realizada uma sessão de posse na Câmara de Vereadores.
Em seu discurso, Kesia, 16 anos, evidenciou a importância de ações como essa, que não são apenas simbólicas, mas geram mudanças reais. Já no gabinete, apresentou ao Prefeito Francisco Nagibe algumas ações realizadas pela Plan International Brasil e cobrou providências sobre elas, como a Lei de Enfrentamento ao Bullying, Dia Municipal da Menina, Plano Municipal de Enfretamento ao Trabalho Infantil, Petição das Meninas e Declaração das Meninas do Brasil.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE CODÓ

Na cerimônia de posse, Mariana, 14 anos, fez um discurso falando da importância da educação para as meninas e de criar espaços que dêem mais visibilidade de gênero. Mariana fez uma convocatória para a Maratona de Assinaturas contra o Bullying e cobrou providências sobre a lei em questão.

PREFEITURA DE PERITORÓ

A Prefeitura de Peritoró foi ocupada por Aline, 16 anos. Após a sessão de posse na Câmara, Aline foi conduzida ao gabinete do Prefeito onde assumiu a liderança do governo, fazendo a indicação para que seja submetida à Câmara a Lei de Enfretamento ao Bullying e o Dia Municipal da Menina, além de outras demandas.

PREFEITURA DE TIMBIRAS

Antônia, 14 anos, foi decretada prefeita municipal num ato na Câmara com a presença de representantes das escolas, secretarias, lideranças e população em geral. Antônia também pediu para que seja submetida à câmara a Lei de Enfretamento ao Bullying e o Dia Municipal da Menina, além de outras demandas.  As ações foram acatadas pelo executivo municipal que, dentre outros compromissos, prometeu assumir essa responsabilidade e realizar ações que fomentem a igualdade de gênero.

PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR

As meninas ocuparam a Prefeitura e Secretarias de Paco do Lumiar. Rayanna ocupou a posição de Prefeita, Yasmin ocupou a Secretaria de Desenvolvimento Social, Sueny ocupou a Secretaria de Educação, Nailde ocupou a Secretaria de Saúde e Haisny ocupou a Secretaria de Administração. Todas participaram da abertura na Prefeitura e foram empossadas, depois seguiram para as agendas das secretarias e com o Prefeito, almoçaram e participaram da inauguração de uma quadra poliesportiva na comunidade de Cumbique, finalizando o dia com uma sessão especial Junte -se a elas e Lute com elas.

PIAUÍ

PREFEITURA DE TERESINA

Deysiane, menina de 19 anos da zona rural leste e participante do projeto Escola de Liderança para Meninas, foi prefeita de Teresina por um dia. Durante a sua gestão, enfatizou a importância do empoderamento feminino e que aquele momento, embora parecesse simbólico, serviu para abrir os olhos de muitas meninas para que elas se reconheçam como pessoas de direitos e que podem lutar pelos seus sonhos. Durante a entrevista com a imprensa, Deysiane falou que “é uma honra estar aqui hoje, estou bastante nervosa. Está sendo uma experiência muito boa, nunca tinha vindo na Prefeitura. Estou hoje representando as meninas da cidade e as da minha comunidade. Aos poucos, as meninas estão conquistando vários espaços e tenho certeza que a gente vai conseguir. Estou aqui só por um dia, mas quem sabe um dia não posso estar aqui de verdade”. Além disso, ela falou da importância de políticas públicas voltadas para o enfrentamento da violência contra a mulher.

VICE PREFEITURA DE TERESINA

Tamyres, 15 anos, foi a escolhida para o cargo de vice-prefeita por um dia. Moradora da zona rural da cidade, ela estuda o primeiro ano do Ensino Médio e faz parte do projeto Escola de Liderança para Meninas. Ela ocupou o lugar do vice-prefeito Luiz Santos Júnior, a ação é mais uma alternativa importante de inclusão e de empoderamento das meninas.

COORDENADORIA ESTADUAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA MULHERES DO PIAUÍ

Josiane substituiu a Coordenadora Estadual de Políticas Públicas para Mulheres, Haldaci Regina.

SECRETARIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA MULHERES

Lourdes ocupou a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, substituindo Macilane Gomes.

SUPERINTENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO URBANO DA ZONA SUDESTE EM TERESINA

Ana Luíza ocupou a posição do Superintendente de Desenvolvimento Urbano da Zona Sudeste (SDU Sudeste), Evandro Tajra Hidd Filho.

SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE TERESINA

Na segunda-feira, dia 23, Debora ocupou a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Teresina.

SECRETARIA DE JUVENTUDE – SEMJUV

Amanda ocupou a Secretaria de Juventude – Semjuv.

SECRETARIA MUNICIPAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA

Ana assumiu o cargo de secretária da Secretaria Municipal de Economia Solidária. Ela tem 14 anos e é uma das meninas do projeto Geração.

SECRETARIA DE ESPORTE E LAZER – SEMEL

Larissa, do projeto Escola de Liderança para Meninas, assumiu a Secretaria de Esporte e Lazer, tendo a oportunidade de atender algumas demandas esportivas e de participar de uma audiência com o prefeito Firmino Filho. Na ocasião, ela leu uma carta de sua autoria, pedindo ao secretário e ao prefeito que olhem com atenção para as comunidades rurais de Teresina, pois assim como ela, muitas meninas dessas comunidades sonham em se formar em uma universidade pública. Na carta, Larissa falou do seu objetivo de se tornar uma jogadora profissional e de um dia alcançar um espaço em que ela possa fazer a diferença na vida de outras meninas.

SUPERINTENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO URBANO DA ZONA SUL

Larissa Andressa, participante do projeto Geração, assumiu a Superintendência de Desenvolvimento Urbano – SDU-Sul. Ela participou de reuniões, conheceu alguns projetos voltados para o desenvolvimento da cidade e também visitou algumas obras que estão em andamento.

SECRETARIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS INTEGRADAS – SEMCASPI

Vitória, menina de 13 anos do projeto Geração, assumiu a Secretaria Municipal de Políticas Públicas Integradas e durante a ocupação, conversou com o gestor e teve acesso a projetos da Secretaria, podendo conhecer de perto o espaço e as responsabilidades de cada setor.

SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS – SEMA

Maralyse foi secretária por um dia da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos. Durante sua gestão, ela teve a oportunidade de ver como ocorrem os processos de fechamento de folha de salário de servidores públicos e outros processos burocráticos de organização financeira do município. Ela também participou de uma reunião com outros gestores da Câmara Municipal e de outras secretarias.

PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO – TERESINA

Maria, de 17 anos e participante do projeto Escola de Liderança para Meninas, assumiu a Procuradoria Geral do Município e como gestora, participou das solenidades do Dia do Servidor Público e também conheceu a dinâmica de trabalho da Procuradoria.

SÃO PAULO

PREFEITURA E SECRETARIAS MUNICIPAIS EM ITATIBA

A Prefeitura da cidade, aderindo a pauta de gênero da primeira infância, deu espaço para ocupação do cargo do Prefeito e Secretarias da Prefeitura por meninas de 5 e 6 anos. Foram realizadas rodas de conversa nas escolas e as crianças fizeram desenhos com seus pedidos ao Prefeito e aos Secretários. Cada menina representou uma escola da cidade, levando as reivindicações de seus colegas, como melhorias na infraestrutura do ambiente escolar, ações em seus bairros e nos parques da cidade, pensando também no bem estar de toda a comunidade.

PERNAMBUCO

SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO DE JABOATÃO DOS GUARARAPES

Três meninas ocuparam a SEE de Jaboatão dos Guararapes – SEE e foram recebidas por Ivoneide Dantas, Secretária Municipal de Educação junto com coordenadores dos setores da Secretaria. As meninas conheceram diversas repartições da SEE e ocuparam o Departamento de  Engenharia, Logística e Finanças. Kamylla, que tomou posse como Secretária, despaschou junto com Ivineide conheceu as demandas da educação no município. Kamylla aproveitou para propor que fossem levados para as escolas projetos voltados à leitura e a criação de hortas comunitárias.

OUTRAS OCUPAÇÕES

As meninas ainda ocuparam as Coordenadorias das Mulheres em 30 municípios em parceria com o Secretaria Estadual da Mulher do Maranhão, a presidência e outras 5 diretorias na Empresa Maranhense de Administração Portuária. Na Plan International Brasil, ocuparam as posições dos Gerentes das Unidades de Programa de Codó e a posição de Coordenação de Avaliação e Monitoramento. Em São Paulo estiveram em uma reunião gerencial na multinacional C&A.

PÁGINAS RELACIONADAS

#MeninasOcupam o Mundo!