Plan International Brasil Plan International Brasil 11 4420.8081

#MeninasOcupam o Mundo!

Tempo de leitura: 2 minutos

#MeninasOcupam é uma ação global da Plan International, em que uma menina é incentivada a liderar um espaço político, econômico ou social. No dia 11 de Outubro, Dia Internacional da Menina, elas ocuparam posições de liderança em todo o Brasil e também lugares de destaque no mundo.

Duas meninas brasileiras, que participaram do projeto-documentário “Essa É A Minha Vez” em 2015, ocuparam cargos de destaque nas Nações Unidas em Nova Iorque e uma no Parlamento Europeu em Bruxelas. Essas ocupações foram extremamente significativas, pois além de dar destaque para a causa das meninas,colocou o Brasil no radar destes importantes líderes para voltarem seus olhares para as demandas e necessidades das meninas brasileiras.

Nova Iorque – EUA

Organização das Nações Unidas – ONU

Irlane, 19 anos, foi a menina convidada pelo escritório da Plan International nos Estados Unidos para ocupar um dos cargos de alto comissariado da ONU (Organização das Nações Unidas) em Nova Iorque. Irlane, moradora da cidade de Codó no Maranhão e participante de diversos projetos de empoderamento para meninas, ficou no lugar de Amina Mohammed, Secretária Adjunta do Secretário Geral da ONU durante um evento  especial sobre meninas. Além da participação, Irlane conseguiu também dialogar com o Secretário Geral das Nações Unidas, António Guterres, e mostrar a importância daquele local de fala para as meninas e mulheres.

Já Luiza, 19 anos, ocupou o cargo da sul africana Phumzile Mlambo-Ngcuka, Diretora Executiva da ONU Mulheres, com extensa carreira em direitos humanos, igualdade e justiça social. A menina ficou como ouvinte de duas importantes reuniões conduzidas pela Diretora Executiva com Dubravka Simonovic, Relatora da ONU para questões voltadas a violência contra mulher. Luiza teve a oportunidade de entender o processo das tomadas de decisões relativas a assuntos de extrema importância como influências de políticas locais a favor do combate da violência contra mulheres. Luiza também participou de uma reunião de planejamento da campanha “16 dias de ativismo contra a violência baseada em gênero” que acontecerá do dia 25 de novembro a 10 de dezembro de 2017.
A experiência das meninas foi relatada pela Revista Marie Claire Brasil na rede social Instagram.

Bruxelas – Bélgica

Parlamento Europeu

Maria Fernanda, 18 anos, foi escolhida para ocupar o Parlamento Europeu na Bélgica. A jovem tem forte ligação com projetos da Plan International Brasil, participando inclusive de um vídeo da organização no qual ela interpreta um texto de sua autoria relatando a situação do que é ser menina no país. Maria Fernanda ocupou o cargo da Deputada Heide Hautala da Finlândia durante uma reunião sobre a crise na Europa com jovens de diversos países do continente.

A jovem participou também da reunião conjunta do Comitê de Desenvolvimento e Comitê de Equidade de Gênero do Parlamento Europeu, aonde teve a oportunidade de falar sobre suas experiências pessoais, e sobre as dificuldades de desafios do Brasil em alcançar as metas de igualdade de gênero. 

Maria Eduarda ainda fez a recomendação para que o Parlamento Europeu levasse em conta as demandas e necessidades das meninas nos projetos que financia. Além desses dois importantes eventos, a jovem participou de um encontro com outras meninas do mundo para discutir desafios e soluções para equidade de gênero, e também fez uma ocupação na Embaixada do Brasil no lugar de Everton Vieira Vargas, Embaixador do Brasil na União Europeia.

PÁGINAS RELACIONADAS

MINI-DOCUMENTÁRIO “ESSA É MINHA VEZ” DESTACA A HISTÓRIA DE NOVE MENINAS BRASILEIRAS E SEUS DESAFIOS
ESCOLA DE LIDERANÇA PARA MENINAS