Plan International Brasil Plan International Brasil 11 4420.8081

DAYANE, A JOVEM EMPREENDEDORA

Tempo de leitura: 3 minutos

Saiba como a vida da jovem mudou depois de participar do projeto Jovens Construindo o Futuro e contar com o apoio de outros profissionais.

Em 2010, aos 20 anos, Dayane colocou em prática sua paixão por fazer doces. Ela começou vendendo nas ruas, oferecendo seus produtos de loja em loja. Dois anos depois, apoiada por um casal de amigos, fez alguns cursos no SENAC e criou a Day Doces.

Amo trabalhar com doces!

Após fazer o curso de auxiliar de cozinha do SENAC para ampliar seus conhecimentos, Dayane participou do curso de empreendedorismo com a metodologia Yunus, o que mudou totalmente sua forma de trabalhar. Nas oficinas, teve contato com vários profissionais que mostraram uma nova forma de empreender. Essa interação com outros empreendedores, além de complementar seu conhecimento, aumentou ainda mais sua paixão por fazer doces e ampliou sua auto estima, ela sentiu que era realmente capaz de conquistar novos objetivos, além de novos clientes.

Claudemir Barros, eleito “Chef do Ano” em 2012 pelo prêmio Melhores do Ano de Pernambuco, palestrante e pesquisador da cultura gastronômica do Nordeste, foi mentor de Dayane nesse processo de transformação. Na primeira conversa, ele pode conhecer um pouco do trabalho e da vida da empreendedora. Para auxiliá-la ainda mais a alcançar seus objetivos, contou com a ajuda de uma profissional especializada em doces, a Chocolatier Anna Corinna.

Anna convidou a Dayane a participar de seus cursos como auxiliar, além de receber pelas horas trabalhadas, a empreendedora aprendeu muito sobre fornecedores, técnicas, higienização e rotina da loja de doces.

Quando Anna me propôs participar dos seus cursos, fiquei tão emocionada que chorei! Era muito mais do que eu sonhava.

Depois de toda essa experiência, Dayane entendeu o potencial do seu trabalho, a importância de administrar seu negócio, aprender outras técnicas de cozinha e atualizar seus conhecimentos. Ela é realista, seus próximos objetivos são aperfeiçoar suas receitas, aumentar as vendas conquistando novos compradores e, é claro, manter os clientes antigos. Além disso, ela iniciou o curso de Confeiteira e sonhava em ter sua cozinha reformada, para trabalhar com uma estrutura adequada.

O sonho que virou realidade

O projeto Jovens Construindo o Futuro, que também tem o componente de engajamento corporativo, identificou uma startup chamada Habite, que atua com objetivo de reduzir a insalubridade habitacional, atuando com microempreendedores. Esse contato trouxe à Dayane e outras jovens, a oportunidade de participar de uma seleção para receberem reformas em suas casas, focando em seu espaço de trabalho. A Habite foi até sua casa para conhecer sua cozinha e identificar quais melhorias poderiam ser realizadas.

Em outubro de 2017, Dayane foi convidada a participar do Hack.Habite, evento realizado pela startup com estudantes de Design, Arquitetura e Engenharia, trabalhando para identificar as melhores soluções de infraestrutura para empreendedoras como ela. O passo definitivo para completar a transformação na história de Dayane, você pode conferir aqui.

PÁGINAS RELACIONADAS

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

EMPREENDEDORAS TERÃO SUAS CASAS REFORMADAS
JOVENS CONSTRUINDO O FUTURO
CONHEÇA O PROGRAMA DE EMPODERAMENTO ECONÔMICO DE JOVENS