Plan International Brasil Plan International Brasil 11 4420.8081

CONHEÇA O PROGRAMA DE EMPODERAMENTO ECONÔMICO DE JOVENS

Tempo de leitura: 5 minutos

CONHEÇA O PROGRAMA DE EMPODERAMENTO ECONÔMICO DE JOVENS

Saiba mais sobre os projetos do nosso Programa de Empoderamento Econômico de Jovens, veja as nossas conquistas e traga a sua empresa para essa iniciativa!

O DESEMPREGO JUVENIL IMPACTA O SEU NEGÓCIO

A falta de qualificação é um dos principais desafios enfrentados hoje pelas empresas, que têm dificuldades para preencher suas vagas, com impactos diretos na produtividade, competitividade, alta rotatividade de profissionais e até mesmo na capacidade de criar e inovar.

Os jovens são a maioria da população brasileira e uma importante força de trabalho para as empresas, mas são também os mais afetados pelo desemprego nesse mercado cada vez mais exigente por profissionais qualificados. Se a conquista de um emprego é um desafio para um adulto, é ainda mais difícil para um jovem, sobretudo os de menor renda e com baixo nível educacional, que não conseguem se inserir no mercado de trabalho devido à falta de capacitação e de experiência.

SOLUÇÃO – O QUE FAZEMOS

Investir na formação e capacitação dos jovens é garantir o futuro do seu negócio. Assim, a Plan International Brasil, em parceria com a iniciativa privada, constrói soluções inovadoras com o objetivo de melhorar os níveis de emprego juvenil e ao mesmo tempo gerar valor agregado para as empresas.

Metas

No Rio Grande do Norte, o programa é desenvolvido no município de Natal e região metropolitana por meio do projeto Gols Por Uma Vida Melhor. Com o apoio financeiro da AkzoNobel, o projeto Gols por Uma Vida Melhor tem as ambições de capacitar 550 jovens em habilidades para vida e formação técnico-profissional, sendo 60% mulheres, além de assegurar que 75% dos jovens qualificados tenham acesso ao trabalho decente pela inserção no mercado de trabalho e 50 abrindo seu próprio negócio.

Em Pernambuco, o programa é realizado no município de Recife e região metropolitana por meio do projeto Jovens Construindo o Futuro. Com apoio financeiro da Accenture, o projeto Jovens Construindo o Futuro pretende capacitar 1.600 jovens em habilidades para vida e formação técnico-profissional, sendo 60% mulheres, além de assegurar que 75% dos jovens qualificados tenham acesso ao trabalho decente pela inserção no mercado de trabalho ou abrindo seu próprio negócio.

Já na Bahia, o programa acontece município de Salvador e região metropolitana por meio do projeto Pontes Para o Futuro. Com apoio financeiro da União Europeia, o projeto Pontes Para o Futuro tem o objetivo de capacitar 1.200 jovens em habilidades para vida e formação técnico-profissional, sendo 60% mulheres; assegurar que 75% dos jovens qualificados tenham acesso ao trabalho decente, seja pela inserção no mercado de trabalho ou abrindo seu próprio negócio; formar uma aliança de empresas, associações privadas, centros de formações e associações da sociedade civil comprometidas em promover a empregabilidade de jovens e igualdade de gênero no mundo do trabalho.

OPINIÃO DE QUEM CONHECE

PONTES PARA O FUTURO

Estou muito satisfeito com a contratação das duas jovens recepcionistas do projeto Pontes para o Futuro. Educadas, proativas, disponíveis, com desenvoltura e postura favorável ao atendimento, e sempre com um sorriso no rosto. Este é o perfil que precisávamos. Recebemos, pelos pais dos nossos alunos, elogios da abordagem das duas contratadas. Parabéns à Plan pela formação dada a esses jovens. Indico, com certeza, os alunos do projeto.”
Daniel Torres, Colégio Salesiano Salvador

O projeto para mim foi um divisor de águas, de uma simples menina para uma grande mulher, guerreira, batalhadora e a fim de ir além do esperado. Construí sonhos, realizei desejos e tive a oportunidade de mostrar o que sou capaz. Hoje, graças a tudo e todos, me transformei em uma recepcionista determinada.”
Joice Oliveira, jovem do projeto

Gols Por Uma Vida Melhor

“Quando iniciamos o projeto, não imaginávamos que teríamos tantos jovens interessados naquele momento em que a Arena das Dunas ainda era uma novidade para a cidade. O projeto da Plan abre portas para esses jovens, que chegam muito bem preparados e assim contribuem efetivamente com as nossas atividades. Hoje, vários desses jovens fazem parte do nosso quadro de funcionários e estamos muito satisfeitos”
Edivanaldo Azevedo, Arena das Dunas

“Antes de Life Skills eu era agressiva, agora não sou mais, financeiramente também me ajudou, pois consegui um emprego e o projeto foi um grande facilitador, aprendi a desenvolver um bom relacionamento pessoal e profissional, o projeto mostrou a importância de procurar mais oportunidades e sair da rua, a mentoria e o curso de life skills contribui para melhorar minha relação com as pessoas e ter um bom equilibrio emocional.”
Leidijane Rodrigues da Silva, jovem do projeto

JOVENS CONSTRUINDO O FUTURO

“Empoderamento de pessoas vulneráveis é nosso foco social e estratégico. Por isso, apoiamos organizações alinhadas com esse mesmo objetivo, como a Plan. A Accenture entende que a parceria com o projeto é uma oportunidade de trazer valor de longo prazo para as comunidades nas quais está inserida”
Juliana Alencar, Accenture

“A Jéssica que entrou no curso de assistente administrativo era uma menina que não tinha muita esperança em relação ao mercado de trabalho. A Jéssica que sou agora é mais madura, com mais conhecimento, muito mais sonhos e objetivos. Agora, essa é uma área que quero seguir. Para entrar no mercado de trabalho precisamos de qualificação e a Plan foi uma coisa muito boa que aconteceu na minha vida”
Jéssica da Silva, jovem do projeto

PARTICIPE DESSA INICIATIVA

A Plan International vem dedicando esforços para construir soluções inovadoras, visando melhorar os níveis de emprego juvenil e ao mesmo tempo promover oportunidades de negócios de valor compartilhado para as empresas.

PARA SABER COMO SUA EMPRESA PODE SE TORNAR PARCEIRA, ENTRE EM CONTATO:

Escritório Nacional – São Paulo

Andreia Schroeder
Corporate & Institutional Partnerships Manager
Tel.: +55 (11) 4420 8084

E-mail: andreia.schroeder@plan-international.org
Neocorporate Office
Rua Enxovia, 472, Sala 1710 – Vila São Francisco, São Paulo

*Aviso legal: Este documento foi elaborado com a participação financeira da União Europeia. O seu conteúdo é de responsabilidade exclusiva da Plan International Brasil, não podendo, em caso algum, considerar que reflita a posição da União Europeia.