Liderar
Objetivo Estratégico: Meninas têm voz mais forte e atuam como agentes de mudança para a promoção e defesa dos seus direitos.
Escola de Liderança para Meninas
O principal objetivo do projeto da Escola de Liderança para Meninas é oferecer repertórios e insumos para que as meninas consigam aprender o que significa ser menina e, principalmente, que elas reconheçam seu potencial, pois apenas por meio do reconhecimento do seu papel enquanto sujeitas das suas histórias e da história do mundo é que elas poderão tomar ciência das suas possibilidades de atuação. Assim, por meio do conhecimento das histórias das mulheres, dos movimentos das mulheres e sobre a história de vida de outras meninas, são propostas atividades que pretendem demonstrar que as meninas do projeto também podem transformar suas realidades e provocar mudanças nesse mundo.
O currículo da Escola de Liderança para Meninas é composto por temáticas que possibilitam as meninas aprender sobre direitos, sobre os espaços de controle social, sobre o que que acontece em cada um desses espaços, permitindo que possam se reconhecer e atuar nos mesmos. O projeto também tem foco no processo de incidência dentro dos ambientes de garantidores de direito de cada localidade das meninas participantes da Escola.
Em 2018 o projeto foi implementado nas 3 unidades de Programa da PIB com recursos de grants. No novo ciclo, o Escola de Liderança será fortalecido e ampliado, visando atingir mais meninas, potencializar as interações e favorecer as ações de incidência, seja presencialmente, seja virtualmente. A proposta é que ele se torne um projeto institucional da PIB, podendo também contar com recursos vindos de patrocínio.
Projetos com base na metodologia Champions of Change (CoC)
Hoje dois projetos estão sendo implementados com a metodologia CoC: Líderes da Mudança (São Luís e Teresina) e La League (Codó). A metodologia está desenhada para promover mudanças duradouras em Conhecimentos, Atitudes e Práticas em 3 níveis: Individual, Familiar/Comunitário, institucional visando o empoderamento das meninas e as escolhas conscientes por parte delas. Trata-se de uma metodologia robusta de formação combinada com atividades de esporte, cultura e lazer. O período mínimo de implementação da metodologia é de cerca de 1 ano.
É um modelo de intervenção global para promover a igualdade de gênero e os direitos. Este modelo é composto por quatro componentes interrelacionados:
1. Empoderamento de Meninas;
2. Trabalho com meninos.
3. Mobilização entre pares;
4. Diálogos Intergeracionais.