Tempo de leitura: 2 minutos
14 de novembro de 2024 - Tempo de leitura: 2 minutos
Pela primeira vez, o Brasil se tornou sede da reunião das 20 maiores economias do mundo, o G20, sediado no Rio de Janeiro entre os dias 18 e 19 de novembro. Anterior a reunião das maiores lideranças políticas do mundo ocorre o G20 Social, entre 14 e 16 de novembro.
O objetivo desse encontro que precede os encontros políticos oficiais é ampliar a participação de atores não-governamentais nas atividades e nos processos decisórios do G20, que durante a presidência brasileira tem por lema “Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”.
Nesse contexto, a Plan International Brasil – uma das organizações da sociedade civil convidadas do evento – aproveitou a oportunidade para poder chamar a atenção das autoridades, por meio de 3 publicações e materiais com foco nos direitos de meninas, crianças e adolescentes. São eles:
– Consulta Global (carta): as ONGs Plan International Brasil e Save the Children lideraram, em parceria com a Joining Forces, o Movimento Mundial pela Infância na América Latina e no Caribe, e o grupo Crianças no G20, uma consulta global com mais de 50 mil crianças e adolescentes em cerca de 60 países sobre temas prioritários para o G20. Nas discussões, entraram assuntos como mudanças climáticas, economias justas, combate à pobreza, reforma da governança global e igualdade de gênero e racial. O documento é um importante marco para a inclusão de crianças e adolescentes na governança global, com mensagens impactantes sobre o futuro que elas desejam ver.
– Consulta Regional: Especificamente na América Latina e no Caribe, a Plan International liderou a consulta realizada com crianças e adolescentes de 11 a 17 anos em nove países: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guatemala, Haiti, Honduras, Paraguai e Peru. Os depoimentos coletados nesse documento refletem as profundas desigualdades que esse público enfrenta em suas comunidades, especialmente em áreas como pobreza e fome, acesso à educação e à saúde, impacto das mudanças climáticas e violência de gênero. A consulta destaca que os desafios são diferentes para meninas e meninos. Em geral, as meninas são mais afetadas por barreiras estruturais e culturais que limitam suas oportunidades de desenvolvimento.
– Policy Pack: O Crianças no G20 é um esforço colaborativo liderado por uma coalizão de organizações brasileiras e internacionais dedicadas à integração dos direitos e do bem-estar de crianças e adolescentes na agenda do G20. Dada a natureza transversal desses direitos, o grupo consolidou recomendações políticas relevantes de grupos de trabalho e de engajamento representados na governança atual, o chamado Policy Pack. Este documento tem como foco questões críticas, como pobreza, fome, economias justas e inclusivas, justiça climática e transição energética, saúde e saúde mental, educação, cultura, digitalização e tecnologias, igualdade de gênero e raça, e participação social efetiva de crianças e adolescentes em fóruns políticos e de tomada de decisão.
Para fazer download dos materiais, clique nos arquivos abaixo: