GOL PELA PAZ
Por meio da prática do futebol, o projeto Gol Pela Paz promove a igualdade de gênero e a cultura de paz em comunidades do estado do Maranhão
15 de março de 2019 - Tempo de leitura: < 1 minutos
Por meio da prática do futebol, o projeto Gol Pela Paz promove a igualdade de gênero e a cultura de paz em comunidades do estado do Maranhão
O projeto Gol Pela Paz foi elaborado a partir das experiências vivenciadas por meninas e meninos nos projetos “Futebol Feminino: Educando jovens meninas para o esporte e vida saudável” e “Gol pela Paz: Jovens Meninos Transformando Realidades”. O projeto propõe-se a estimular novos olhares a partir da prática esportiva do futebol em 3 Tempos, bem como desconstruir estereótipos e conceitos machistas. A iniciativa também questiona os padrões comportamentais das relações de gênero e procura promover uma cultura de paz e de protagonismo juvenil por parte do meninos e meninas participantes do projeto.
As atividades são desenvolvidas com mais de 500 crianças e adolescentes de 13 a 17 anos nas comunidades de Roseana Sarney, Santana, Juçatuba, Tajaçuaba e Santa Maria, no município São José de Ribamar; Tendal, Pedrinhas, Pindoba e Iguaíba, no município de Paço do Lumiar; e em São Luis nas comunidades de Inhaúma, Vila Nova República, Porto Grande, Vila Samara, Residencial 2000, Mata de Itapera, Itapera e Vila Santana e Coquilho.
O projeto é financiado por recursos de patrocínio nos municípios de São Jose de Ribamar e Paço do Lumiar, e por recursos do Fundo Municipal da Infância, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescentes – CMDCA nas comunidades de São Luis.