O ano de 2015 representou um importante marco para agenda de desenvolvimento mundial. O prazo para alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, firmados no ano de 2000 por 189 nações e reforçado como compromisso em 2010 venceu, e em setembro, os países membros da ONU assinaram um novo acordo global.
Os novos objetivos definidos na 70ª Assembleia Geral das Nações Unidas, os ODS’s – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, irão moldar, a partir de novos acordos dos países membros da ONU, ações globais com intuito de eliminar a desigualdade, a pobreza e combater os efeitos nocivos da mudança climática.
Visando, portanto, um maior envolvimento e visibilidade do papel das meninas no contexto dos ODS, a Plan International idealizou junto com outras parcerias globais o projeto, “This is My Moment” (“Essa é a minha vez!”), acontecendo simultaneamente em quatro países: Filipinas, Brasil, Quênia e Paquistão.
O projeto Essa É Minha Vez configurou-se um marco importante na agenda que envolve a pauta de gênero e incidência política no Brasil. Desenvolver ações que incluem meninas de diferentes regiões com realidades distintas, demandas e perspectivas diferentes sobre o mundo e a vida foi um desafio para a Plan Brasil. No país, o projeto foi realizado nas cinco regiões sendo escolhido um estado por região para atuação do projeto. Essa escolha teve como principal base, a pesquisa Por Ser Menina realizada pela Plan Brasil em 2013.
O projeto teve como foco central promover uma oficina com um grupo de meninas, sobre incidência política e ODS, em cada estado representando uma região do país. Ao final da oficina foram eleitas, entre as próprias meninas duas representantes de cada uma dessas regiões para participar do Workshop Essa É Minha Vez em Brasília, onde foi construída a Declaração das Meninas do Brasil e eleitas as duas representante do país para participação na Assembleia Geral da ONU.