Plan International Brasil Plan International Brasil 11 4420.8081
Tempo de leitura: 2 minutos

A Revolução
das Princesas

Série de livros reconta histórias infantis empoderando suas personagens

“Príncipes são sempre os heróis.” “Princesas nunca fazem nada, são frágeis e fracas.” Essas são frases de meninas e meninos na faixa dos sete anos e suas percepções refletem o que crescem ouvindo. Já era hora de atualizar essas histórias que pararam no tempo, trazendo uma perspectiva mais inclusiva para as crianças.

A Revolução das Princesas

O movimento A Revolução das Princesas, que começou em 2018 com a proposta de atualizar os clássicos contos de fadas, deu nova roupagem às personagens Ariel, Aurora, Rapunzel e Cinderela. Em 2022, a Plan Brasil iniciou uma jornada de resgate e reconhecimento de referências brasileiras, apresentando histórias como A Revolução da Tereza, inspirada na líder quilombola Tereza de Benguela. Com nosso novo lançamento A Revolução da Catí – Em Busca da Semente da Vida, queremos trazer para nossas páginas os povos originários do nosso país, especialmente os Guató, cuja etnia está localizada nas áreas alagadas da região conhecida atualmente como Pantanal mato-grossense. 

“É muito potente realizar este trabalho, homenageando uma das nossas heroínas negras da história. Nossas crianças precisam e merecem”, diz a escritora Verônica Bonfim. Escolhi a Bela Adormecida, uma princesa independente. Ela luta, tem opinião própria e é dona de si. É um conto de fadas invertido”, diz a escritora Sebastiana Hoyer. “Minha Ariel salva o príncipe de um afogamento”, revela a ilustradora Lorena de Paula. Para a escritora Clara Averbuck, as coisas mudam a partir dos exemplos que são colocados. “Por isso, esse movimento é tão importante”, acredita. “Sempre me incomodou a falta de ação das princesas clássicas e a Plan International Brasil teve essa ideia incrível de criar novas versões das histórias. Escolhi a Pequena Sereia e a minha Ariel nem pensa em trocar voz ou pernas por amor romântico. Todos vivem felizes reinando sobre suas próprias vidas e destinos”, conclui.

Com os títulos “A Revolução da Aurora”, “A Revolução da Ariel”, “A Revolução da Cinderela”, “A Revolução da Rapunzel”, “A Revolução da Tereza” e “A Revolução da Catí” os livros custam R$ 40 cada, mas a coleção completa pode ser adquirida com desconto no site www.arevolucaodasprincesas.com.br.Toda a renda obtida com a venda é revertida para projetos da Plan International Brasil.