Plan International Brasil Plan International Brasil 11 4420.8081

FAMÍLIAS QUE CUIDAM

Tempo de leitura: 2 minutos

FAMÍLIAS QUE CUIDAM

Conheça o projeto Famílias que Cuidam, desenvolvido pela Plan International Brasil em parceria com a NIVEA para o desenvolvimento integral de meninas e meninos de 0 a 6 anos

A Primeira Infância é reconhecida como uma etapa crítica para o desenvolvimento humano. Correspondendo aos seis primeiros anos de vida, essa fase é responsável pela formação de 700 conexões neurais por segundo na criança. De acordo com a Neurociência, essas ligações são a base para futuros aprendizados e comportamentos ao longo da vida.

Reconhecendo que a atenção e os cuidados nessa fase são essenciais para uma vida adulta plena, a Plan International Brasil em parceria com a NIVEA, marca fabricante de cosméticos pertencente ao Grupo Beiersdorf, realizam o Projeto Famílas que Cuidam, iniciativa que tem como objetivo contribuir para a promoção do desenvolvimento integral de crianças de 0 a 6 anos por meio de ações intersetoriais direcionadas ao fortalecimento das competências familiares envolvendo as crianças, mães e pais, cuidadores, profissionais de saúde, educação, ação social e as comunidades.

O projeto, que iniciou em 2014, teve sua primeira fase no bairro do Capão Redondo, na zona sul de São Paulo e no município de Itatiba, tendo uma vasta programação mensal de atividades que contribuem para que as pessoas que lidam diariamente com crianças, desde mães, pais, profissionais da educação, cuidadoras e cuidadores ampliem seus repertórios e possam contribuir com o desenvolvimento integral de todas.

Em 2018 o projeto ampliou sua atuação para os distritos do M’Boi e do Grajaú, também na zona sul de São Paulo, buscando fortalecer suas ações em parcerias com as secretarias municipais de educação e saúde.

O projeto tem oferecido formações e oficinas que promovem e ressaltam a importância da família para o desenvolvimento infantil e a necessidade do estreitamento de vínculos entre família, escola, unidades de saúde e assistência para o atendimento integral e integrado à primeira infância. As formações e oficinas tem o foco na prática e acontecem por meio de metodologias lúdicas e vivenciais.

PÁGINAS RELACIONADAS