23 de junho de 2023 - Tempo de leitura: 2 minutos
O projeto busca desenvolver atividades relacionadas ao meio ambiente e à mobilização social com o objetivo de aumentar as capacidades de comunidades em situação de vulnerabilidade para lidarem com as mudanças climáticas e seus impactos na região.
As iniciativas serão divididas em etapas, incluindo a realização de uma pesquisa para sensibilização baseada em evidências, em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O levantamento das condições socioambientais avaliando o ecossistema local.
Para as comunidades, o foco está na melhoria de habilidades e capacidades para conhecer riscos e se adaptarem às mudanças climáticas.
Esse letramento ambiental também chegará a crianças e jovens, que vão reforçar o conhecimento, a capacidade de liderança e a confiança trabalhando a multiplicação dos conteúdos por meio da metodologia de educação de pares, em que jovens ensinam a outros jovens e à comunidade sobre o tema.
O Comunidades Pelo Clima atua diretamente em nove comunidades da região Sul da ilha de São Luís (MA) – Arraial, Coqueiro, Estiva, Jacamim, Portinho, Quebra Pote, Rio dos Cachorros, Taim e Tauá Mirim.
O projeto Comunidades Pelo Clima é financiado pela Alcoa Foundation com a colaboração do Consórcio de Alumínio do Maranhão – Alumar.
“O projeto Comunidades Pelo Clima atua em várias frentes ligadas ao meio ambiente e à mobilização social, trazendo nosso olhar de como essas questões atingem crianças, adolescentes e jovens, além de suas comunidades. No mundo todo, a Plan International vem trabalhando ações nessas áreas, já que as emergências climáticas têm se tornado mais frequentes”, afirma Cynthia Betti, diretora executiva da Plan International Brasil