13 de janeiro de 2023 - Tempo de leitura: < 1 minutos
Resgatar a cultura, as tradições, brincadeiras e saberes populares. Esse é um dos objetivos do projeto Ciranda, trabalhando diretamente com profissionais da saúde, educação, assistência social e integrantes de comitês comunitários de desenvolvimento infantil, dando ênfase ao processo de vinculação com seus filhos e filhas a partir da promoção de ações socioeducativas e de sensibilização.
O projeto atua em três comunidades quilombolas nas cidades Peritoró, no sul do Maranhão e Codó, ao leste, também conhecida como Região dos Cocais.
O projeto conta com o financiamento da Fundação Porticus
O Nordeste é a região do Brasil que concentra o maior número de povos quilombolas, sendo o Maranhão o 3º Estado que mais concentra comunidades quilombolas: são 866. Somente a cidade de Codó, uma das cidades que o projeto irá atuar, possui 30 comunidades quilombolas, o que a posiciona como o 9º município do Brasil.
A Plan International Brasil está presente nessas comunidades desde 1997 e se preocupa com o desenvolvimento desses territórios e à medida que trabalha a primeira infância e as relações étnico-raciais a partir de uma perspectiva participativa e com foco na sustentabilidade resgata e respeita a ancestralidade e a cultura das comunidades quilombolas.
Com a sua ajuda
podemos fazer mais!