Plan International Brasil 11 4420.8084

UM DIA INTEIRO PARA BRINCAR!

Reading Time: 2 minutes

UM DIA INTEIRO PARA BRINCAR!

Evento em Itatiba resgata brincadeiras tradicionais e a importância do brincar em família.

No dia 26 de maio, a Praça da Bandeira em Itatiba, recebe o Dia do Brincar. Realizado pelo projeto Famílias que Cuidam, iniciativa da NIVEA em parceria com a ONG Plan International Brasil, o evento tem como objetivo convidar as famílias a passarem um tempo de qualidade e brincarem juntas. O Dia do Brincar é gratuito, aberto a toda a comunidade, tem o apoio da Prefeitura de Itatiba e conta com várias atrações como: cantinho de leitura de histórias, oficina de confecção de brinquedos, brincadeiras tradicionais, espaço do bebê, pintura facial, caricaturas e muita música.

A iniciativa pretende resgatar a participação e envolvimento dos pais no brincar com seus filhos. Na programação, as famílias poderão participar de brincadeiras tradicionais como pula-corda, camaleão, pé de lata, brincadeiras de roda, bambolê, elástico, entre outras. Também produzir brinquedos com materiais recicláveis que estimulam a criatividade e imaginação das crianças.

O Dia do Brincar em Itatiba faz parte da Semana Mundial do Brincar, ação de mobilização nacional da Aliança pela Infância. O principal objetivo do evento é pautar a importância do brincar no desenvolvimento infantil e proporcionar às famílias um momento de convivência, afeto e brincadeiras.

Em 2016, a Semana Mundial do Brincar pautou o espaço e sua possibilidade de encantamento pelo brincar. Em 2017 o tema do evento foi o tempo e o brincar que encanta o ritmo vital da infância. Este ano de 2018 o tema escolhido pela da Aliança pela Infância é “Brincar de corpo e alma”. Essa proposta é um chamado para a criança estar inteira na brincadeira, na vivência e no desenvolvimento de seu ser e estar no mundo. Uma presença que pede espaço e tempo para o movimento, o gesto e o reconhecimento de seus sentidos.

Segundo as evidências científicas da neurociência, o brincar oferece diversos benefícios para o desenvolvimento de crianças entre zero e seis anos. Entre eles,o desenvolvimento da autonomia, capacidade de tomar decisões e autogerenciarse e a da criatividade. Além disso, segundo a visão neurocientífica, brincar tem um papel fundamental no armazenamento de memórias, normalmente inconscientes na faixa da primeira infância. Segundo os especialistas, ao propiciar muitas e variadas experiências novas, o brincar contribui para a formação de uma arquitetura cerebral saudável.

Participe!

DIA DO BRINCAR

Quando: 26 de Maio de 2018, das 10h às 13h
Onde: Praça da Bandeira – Centro – Itatiba/SP
Evento Gratuito

PÁGINAS RELACIONADAS

CARDÁPIO DE BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS | FAMÍLIAS QUE CUIDAM
DIA DO BRINCAR 2016
Compartilhar com o universo
X