Plan International Brasil Plan International Brasil 11 4420.8081

Saúde no rolê

Tempo de leitura: 3 minutos

Saúde no rolê

A websérie foi gravada com adolescentes multiplicadores do Capão Redondo e Grajaú, em São Paulo, que participam do projeto Adolescente Saudável, da Plan International Brasil, os episódios trazem convidados como a chef Irina Cordeiro e ex-jogador do Corinthians

Quem aprende a cuidar de si mesmo, da saúde física e emocional, tem maior capacidade de equilíbrio, seja para enfrentar os desafios naturais do cotidiano, seja para fazer melhores escolhas. Esse autocuidado e quanto ele gera valorização de quem se é permeia os quatro episódios da websérie do Programa Adolescente Saudável, disponível no canal do YouTube da Plan International Brasil.

 

Quarto episódio – Atividade Física

Terceiro episódio - Álcool e Tabaco

Segundo episódio - Alimentação Saudável

Saúde no Rolê: Gravidez na Adolescência

 

Gravada com adolescentes multiplicadoras e multiplicadores do Capão Redondo e Grajaú, em São Paulo, que participam do projeto, realizado pela organização e financiado pela AstraZeneca, a websérie contará com quatro episódios de 5 minutos cada, que são: Gravidez precoce; Abuso de álcool e tabaco; Alimentação saudável e não saudável; Atividade Física.

“Cada episódio é comandado por jovens que participam do projeto e já sabem a importância de disseminar informações sobre os cuidados com a saúde na comunidade onde vivem”, diz Cynthia Betti, diretora da Plan International Brasil.

Na estrutura de cada programa há um apresentador ou apresentadora (que multiplica as temáticas do projeto), um influenciador e um especialista. “Fizemos questão que os jovens participassem ativamente da produção, na apresentação e no território das gravações como mais uma forma de ampliar o alcance da multiplicação deles”, afirma Gabriela Pluciennik, gerente de projeto da Plan à frente do PAS.

A série, que planeja alcançar 1 milhão de pessoas até 2020, contará com convidados especiais, como o ex-jogador do Corinthians e a chef Irina Cordeiro (ex-Masterchef). Eles contarão suas experiências, além de darem dicas sobre qualidade de vida e o impacto de suas próprias escolhas. O primeiro episódio traz entrevista com Viviana Santiago, gerente de gênero e incidência política da Plan.

“Mostrar quanto a vida de uma jovem é alterada a partir do momento em que ela descobre uma gravidez, como a gestação cedo causa riscos para a saúde das jovens mulheres e pode interromper os estudos e limitar a entrada no mercado de trabalho são algumas das ideias que vamos debater.”

Na entrevista, Viviana destaca que a maternidade não é um cuidado que cabe apenas às mulheres, mas as responsabilidades acabam recaindo sobre elas. E tudo por falta de informação e diálogo. “Existe uma perspectiva de imaginar a sexualidade como uma coisa errada, suja, e quanto menos a gente fala, mais difícil fica de falar e mais tabu a gente gera. Planejar tem a ver com conhecimento e significa tirar o tabu. Por isso, meninas e meninos precisam de um ambiente acolhedor em suas famílias para conversar sobre o assunto.”

Os novos episódios ficarão on-line a cada 15 dias.

Multiplicando conhecimento

O Programa Adolescente Saudável, realizado pela Plan International Brasil, acontece em várias partes do mundo e contribui para melhorar a saúde e a igualdade de gênero entre crianças, adolescentes e jovens de 10 a 24 anos, com o apoio da própria comunidade local. Em São Paulo, acontece nos bairros Grajaú e Capão Redondo. O objetivo é promover a troca de informações adequadas com a população jovem, evitando comportamentos de risco para um futuro sem doenças crônicas não-transmissíveis, como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, respiratórias, câncer, entre outras.

O programa usa a metodologia entre iguais/entre pares, em que jovens são treinados como educadores e encarregados de espalhar a mensagem da saúde e encorajar comportamentos saudáveis e positivos entre seus pares, construindo vínculos com escolas e comunidades. Além da formação, o projeto conta com campanhas comunitárias, dias de comemoração em datas importantes para a saúde, sensibilização de escolas e encontros de advocacy (ações para formular políticas públicas em prol da comunidade).