Plan International Brasil Plan International Brasil 11 4420.8081

Reunião da REPI

Tempo de leitura: 2 minutos

Reunião da REPI

Representantes da Plan International Brasil e do Ministério Público, que integram o grupo gestor da Rede Estadual pela Primeira Infância – REPI, se reuniram para discutir a elaboração do Plano Estadual Pela Primeira Infância. 

No encontro, na sede da Secretaria de Articulação das Políticas Públicas do Estado do Maranhão -SEEPP, secretárias e gestoras nomeadas pelas secretarias de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Participação Popular e Educação, pontuaram o compromisso do governo com a REPI,  por meio do Grupo de Trabalho Técnico instituído para fazer o levantamento do diagnóstico da situação da primeira infância por área.

Esses dados trarão elementos para a construção do plano estadual, que será elaborado em parceria com a Rede e instâncias de controle social, deixando um legado dessa gestão. O Grupo de Trabalho foi criado após assinatura do termo de pactuação entre as secretarias de Estado e a Rede, em evento organizado pela Plan International Brasil e Ministério Público em 2018, e tem o propósito de alavancar a discussão e elaboração do plano estadual com propostas integrais de políticas públicas de valorização, proteção e garantia aos direitos das crianças na primeira infância. Como encaminhamento, o GT enviou o ofício aos conselhos de direitos para que tenham ciência do processo que vem sendo construído e para que colaborem com suas visões na conclusão do documento, que deverá ser apresentado à REPI até o final de maio. O atual cenário é visto como positivo e promissor para a proposição de políticas públicas voltadas à primeira infância, que tem sido pautada pela Plan nos espaços de discussão.