PUBLICAÇÃO “EMPODERAMENTO DE MENINAS” FOI LANÇADA EM BRASÍLIA
A iniciativa contou com apoio técnico da Plan International Brasil e apresenta cases sobre a luta pela igualdade de gênero no país.
15 de dezembro de 2016 - Tempo de leitura: 2 minutos
Tempo de leitura: 2 minutosA iniciativa contou com apoio técnico da Plan International Brasil e apresenta cases sobre a luta pela igualdade de gênero no país.
Neste dia 15 de dezembro, às 11 horas, foi lançado o Caderno de Boas Práticas Empoderamento de Meninas – Como iniciativas brasileiras estão ajudando a garantir a igualdade de gênero, pela Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente. A publicação foi elaborada pelo Instituto dos Direitos da Criança – INDICA no âmbito do projeto Ser Menina no Brasil Contemporâneo e foi realizado em parceria com o Fundo das Nações Unidas Para a Infância e a Plan International Brasil.
O lançamento aconteceu no Edifício Parque Cidade Corporate e contou com a participação dos representantes da Plan International Brasil, organização que ofereceu apoio técnico e financeiro para a produção do material. Representando a organização, estavam Anette Trompeter, Diretora Nacional; Flávio Antunes Debique, Gerente Técnico de Proteção Infantil e Incidência Política; e Viviana Santiago, Gerente Técnica de Gênero.
Hoje, 30 milhões de meninas de 0 a 18 anos no Brasil são diretamente afetadas pela desigualdade de gênero. De acordo com o Sistema de Informação de agravos e de Notificação do Ministério da Saúde (Sinan/MS) só em 2014, mais de 25 mil meninas foram vitimas de diversas formas de violência, como a doméstica e a sexual.
Estes são só alguns desafios enfrentados diariamente por meninas brasileiras. A publicação busca refletir sobre as dificuldades relacionadas às questões de gênero que afetam a vida dessas meninas, bem como apoiar e incentivar o empoderamento, que é o caminho para a superação de qualquer desigualdade.
Clique aqui para conferir o conteúdo do Caderno.
A Plan International é uma organização não-governamental de origem inglesa ativa desde 1937 e presente em 71 países. No Brasil desde 1997, a organização possui hoje mais de 20 projetos, impactando aproximadamente 70 mil crianças e adolescentes. A Plan International Brasil parte do princípio de que assegurar o direito de crianças e adolescentes é um dever e não uma escolha. Em 2011, lançou a campanha mundial “Por Ser Menina”, com o objetivo de acabar com as raízes da discriminação contra meninas, exclusão e vulnerabilidade, por meio da educação e do desenvolvimento de habilidades. Como resultado dos esforços da Plan International, em 2012 a ONU instituiu o dia 11 de outubro o Dia Internacional da Menina.
Recentemente, a organização ampliou suas ações empreendidas com foco na garantia de direitos e pela redução das desigualdades de gênero ao lançar o #DesafiodaIgualdade. A campanha pretende abrir os olhos da sociedade brasileira para os pequenos hábitos que levam ao machismo institucional e faz parte do movimento “Por Ser Menina”, propõe uma reflexão sobre a educação que é dada às crianças, principalmente sob a ótica da igualdade de gênero e sugere uma série de ações que abordam a igualdade de gênero na educação de crianças. Mais informações no site desafiodaigualdade.org