Plan International Brasil 11 4420.8084

PROJETO QUE OFERECE FORMAÇÃO PROFISSIONAL GRATUITA PARA JOVENS É LANÇADO EM CAMAÇARI

Reading Time: 2 minutes

PROJETO QUE OFERECE FORMAÇÃO PROFISSIONAL GRATUITA PARA JOVENS É LANÇADO EM CAMAÇARI

“Pontes Para o Futuro”, da Plan International Brasil, pretende formar 400 jovens da cidade.

Aconteceu em Camaçari o lançamento do primeiro ciclo de capacitação profissional do Projeto Pontes para o Futuro, da Plan International Brasil.

Fizeram parte da mesa de abertura representantes do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), do Sindicato do Comércio Patronal de Camaçari (Sicomércio), da Associação de Desenvolvimento Sócio Educativa e Cultural da Bahia (ADESC), além da secretária de Governo do município de Camaçari, Jailce Andrade.

Na ocasião empresários da região assinaram o Termo de Cooperação, onde confirmaram a adesão a Aliança Estratégia pelo Trabalho Decente, que até o final do projeto pretende mobilizar as empresas para debater questões como a igualdade de gênero no mundo do trabalho.

A Plan International Brasil é uma organização humanitária internacional pelos direitos da criança e do adolescente e juntamente com o Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Cidadania (IIDAC), em parceria com a Associação de Desenvolvimento Sócio Educativo e Cultural da Bahia (ADESC) oferecerá formação a jovens da região de Camaçari.

A primeira turma, com 30 jovens, passa pela formação de Auxiliar Contábil, realizada em parceria com o Sindicato do Comércio Patronal de Camaçari (Sicomércio). O projeto é financiado pela União Européia e  pretende promover, até 2018, a formação profissional e o empoderamento econômico de 400 jovens da região, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com idades entre 17 e 24 anos, que já concluíram o ensino médio ou estão cursando o 3º ano.

“Em média, os cursos terão duração de quatro meses, com conclusão da primeira turma prevista para julho de 2016. Os jovens iniciam a formação com o módulo de habilidades para a vida e em seguida passam para o curso de qualificação profissional básica, contando ainda com atividades de Mentoria e Coaching. Ao todo, serão formadas 13 turmas ao longo desses dois anos e meio na cidade de Camaçari.“ Afirma Sara Gomes – Gerente de Projetos da Plan International Brasil na Bahia.

O projeto também conta com a colaboração de uma Aliança Empresarial de Soluções Inovadoras, que será composta por empresas nacionais, regionais e locais, além dos institutos de formação e órgãos governamentais com vistas a discutir trabalho decente e equidade de gênero no mundo do trabalho.

Compartilhar com o universo
X