Plan International Brasil 11 4420.8084

PROJETO FAMÍLIAS QUE CUIDAM LANÇA BRINCAMÓVEL E FORTALECE O CONCEITO DE BRINCAR

Reading Time: 2 minutes

PROJETO FAMÍLIAS QUE CUIDAM LANÇA BRINCAMÓVEL E FORTALECE O CONCEITO DE BRINCAR

O Brincamóvel tem como intenção principal levar o brincar para diferentes ambientes dentro de uma perspectiva lúdica, inclusiva e interativa.

A peça foi idealizada pela Especialista em Primeira Infância da Plan International Brasil, Mariangela Carocci,  em parceria com Adriana Freyberguer, arquiteta-educadora que desenvolve na Oficina de Brincar, seu escritório de arquitetura, mobílias e projetos para crianças. A arquiteta inclui no processo de elaboração de suas peças a escuta dos educadores, formadores e crianças, pois acredita que trabalhar em parceria resulta em projetos mais ricos e valorosos.

O Brincamóvel armazena quatro caixas com brinquedos agrupados por faixa etária para estimular o desenvolvimento sensorial das crianças de 0 a 6 anos. Os caixotes e todas as divisórias do Brincamóvel dão referência para a criança de onde ela pode encontrar objetos para brincar e também incentiva e orienta onde ela deve guardar os brinquedos para conservá-los, de modo que outras crianças também possam brincar.

O Brincamóvel pode ser levado para ambientes internos e externos. Com o uso dos tatames e caixas de brincar, pode se criar uma ambiente lúdico e interativo para as crianças em ambientes escolares, unidades básicas de saúde e espaços públicos e comunitários. Por exemplo, o tempo de espera para uma consulta médica em uma unidade básica de saúde pode ser mais agradável para uma criança enquanto ela brinca ou um adulto lê um livro para ela.

Assim, com o Brincamóvel, o projeto Famílias que Cuidam fortalece e diversifica o conceito de brincar.

SOBRE O PROJETO FAMÍLIAS QUE CUIDAM

O projeto Famílias que Cuidam é uma iniciativa desenvolvida pela Plan International Brasil em parceria com a NIVEA para contribuir com o desenvolvimento integral da primeira infância. Realizado em São Paulo, o projeto envolve a capacitação de responsáveis, educadores e profissionais de saúde, além da realização de atividades para as famílias com crianças de 0 a 6 anos.

Compartilhar com o universo
X