Plan International Brasil 11 4420.8084

Escola de Liderança para Meninas ganha Prêmio de Direitos Humanos da União Europeia

Reading Time: 3 minutes

Escola de Liderança para Meninas ganha Prêmio de Direitos Humanos da União Europeia

Também recebemos menção honrosa no Prêmio Magno Cruz de Direitos Humanos, no Maranhão. Confira!

Dois homens e uma jovem posam para foto. A jovem segura um certificado da premiação de direitos humanos da União Europeia, concedido à Plan International Brasil.
A Plan International Brasil foi representada na premiação pelo gerente de programas e incidência política Flávio Debique e a jovem Maria Fernanda, que participou da primeira turma do projeto, em 2016.

A Escola de Liderança para Meninas, projeto da Plan International Brasil que busca empoderar jovens de 15 a 19 anos, ganhou o Prêmio 2019 de Direitos Humanos da União Europeia no Brasil. Promovido pela Delegação da União Europeia no Brasil, o prêmio reconhece o trabalho de organizações da sociedade civil atuantes no país que são engajadas na divulgação, promoção e proteção dos direitos da criança. Em sua segunda edição, o prêmio faz parte da celebração dos 30 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança, da Organização das Nações Unidas.

“Quando o mundo é bom para as meninas, é bom para todas as pessoas”, diz Flavio Debique, nosso gerente nacional de programas e incidência. Com essa frase, Flavio agradeceu o Prêmio 2019 de Direitos Humanos da União Europeia. Ele recebeu a honraria das mãos do embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybanez. “Eu nasci para fazer tudo o que dizem que as meninas não podem fazer”, disse a jovem Maria Fernanda, participante do projeto e que representou todas as meninas da Escola de Liderança para Meninas na cerimônia.

A Escola de Liderança para Meninas – hoje disponível no Maranhão, Piauí e São Paulo – tem o objetivo de desenvolver habilidades de liderança, disseminar conhecimentos sobre direitos humanos, promover discussões sobre igualdade de gênero e estimular a atuação cidadã das meninas. Durante o programa, que tem duração de 80 horas, as meninas participam de oficinas semanais facilitadas por educadoras e também visitam espaços como a Assembleia Legislativa, Ministério Público e prefeituras. Este ano, 195 meninas participaram diretamente da Escola de Liderança.

Elas não apenas aprendem, mas também colocam em prática a participação ativa na sociedade. Em novembro, por exemplo, um grupo de meninas do projeto colaborou com a deputada estadual Marina Helou na elaboração de um projeto de lei para incluir o Dia da Menina no calendário do Estado de São Paulo.

Participantes da Escola de Liderança para Meninas também assumiram o lugar de líderes em diversas áreas ao longo do mês de outubro como parte do movimento #MeninasOcupam. Elas estiveram em assembleias legislativas, prefeituras, câmaras de vereadores e diretorias de empresas em diversas cidades brasileiras.

O Prêmio de Direitos Humanos da União Europeia dará a um representante da Plan International Brasil uma viagem temática à União Europeia para se reunir com funcionários públicos e outros representantes de organizações da sociedade civil europeias que atuam no campo dos direitos das crianças. Uma cerimônia organizada pela Delegação da União Europeia no Brasil em 11 de dezembro, em Brasília, marcou o reconhecimento público do prêmio.

Menção honrosa

Também fechamos o ano com uma menção honrosa no Prêmio Magno Cruz de Direitos Humanos no Maranhão. Realizamos a Escola de Liderança para Meninas no Estado desde 2016, tendo formado mais de 460 meninas dos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Codó, Peritoró e Timbiras. Criado em 2018 pelo governo do Maranhão, o prêmio busca apoiar projetos que fortaleçam a sociedade civil na defesa e proteção dos direitos humanos.

Uma jovem e duas mulheres posam segurando um certificado de menção honrosa do Prêmio Magno Luz concedido à Plan International Brasil. O clima é de alegria.
Nossa gerente de programas de São Luís (MA) Creuziane Barros e a jovem Luiza, participante do projeto, representaram a organização durante o evento de premiação.
Compartilhar com o universo
X