Plan International Brasil 11 4420.8084

POR QUE AS #MENINASOCUPAM?

Reading Time: 2 minutes

POR QUE AS #MENINASOCUPAM?

Ao ocupar espaços onde raramente são vistas ou ouvidas, as meninas e jovens estão mostrando que são capazes de aprender, liderar, decidir e prosperar igualmente.

Em 2011, o movimento “Occupy” tomava conta a cidade de NY paralisando os principais mercados financeiros do Planeta. Era um protesto contra a desigualdade econômica, social e a ambição das grandes economias mundiais. Em seguida várias ocupações e vozes tomaram conta do mundo em diferentes manifestações, mas sempre com objetivo de falar sobre igualdade social.

Inspirada por esse movimento surgiu a ação #MeninasOcupam, que tem como propósito mostrar que as corporações e instituições necessitam urgentemente atingir a igualdade de gênero nos seus espaços. Por meio da ação #MeninasOcupam, a Plan International está pedindo aos governos que tomem medidas – em comunidades, diretorias, instituições políticas e a mídia – para acabar com a violência, a discriminação e a injustiça contra as meninas e mulheres.

O movimento realiza ocupações em posições de tomada de decisão de empresas, organizações e instituições governamentais. Uma menina ocupa o lugar de uma liderança desse espaço por um dia para chamar atenção para a necessidade de desenvolver o potencial das meninas, bem como de levar as demandas dela, de outras meninas e de sua comunidade para serem discutidas.

Centenas de líderes e tomadores de decisão em todo o mundo estão cedendo suas posições para as meninas, demonstrando um compromisso real com seus direitos. De El Salvador às Filipinas, centenas de meninas em mais de 70 países realizarão ocupações pelo terceiro ano consecutivo no dia 11 de outubro, tornando-se Presidentes, Ministras e CEOs por um dia, para exigir igualdade.

Desde 2016 já foram ocupados mais de 50 espaços no Brasil. As meninas podem e vão liderar a mudança, mas precisam de aliados. Governos, sociedade civil, empresas, homens, mulheres e meninos – precisam entender como é a discriminação de gênero, seu papel e como podem eliminá-la.

Organize sua ocupação e mostre todo o potencial das meninas! #MeninasOcupam

Compartilhar com o universo
X