Plan International Brasil 11 4420.8084

PLAN INTERNATIONAL REALIZA AÇÕES DE APOIO ÀS FAMÍLIAS DO SUDÃO DO SUL

Reading Time: 2 minutes

PLAN INTERNATIONAL REALIZA AÇÕES DE APOIO ÀS FAMÍLIAS DO SUDÃO DO SUL

Com a ajuda da Plan, a população afetada pela grave crise alimentar da região tem conseguido se reerguer e considerar novas possibilidades para o futuro.

Em fevereiro deste ano, o Sudão do Sul declarou que sua população sofria com a fome. Uma grave crise alimentar, causada pela seca, pela má distribuição de renda e por conflitos locais, afetou mais de 40% da população local, tendo um grande impacto, principalmente, sobre as crianças.

Assim que tomou conhecimento da situação na região, a Plan International mobilizou todas as suas unidades ao redor do mundo para a captação de recursos em prol do Sudão do Sul. O objetivo seria arrecadar o suficiente para distribuir refeições, cestas básicas, suplementos nutritivo e kits de higiene, entre outros itens, à população local, além de possibilitar assistência médica e educacional às crianças. Conforme as doações foram chegando, a transformação começou a acontecer.

De fevereiro para cá, mais de 100 mil toneladas de alimentos foram distribuídos entre a população local. Isso corresponde a mais de 11 caminhões apenas para levar alimentos de emergência. Nos kits de alimentação, que já beneficiaram mais de 30 mil pessoas, constam itens como cereais, legumes, óleo vegetal e sal iodado. Ainda com foco na nutrição, a Plan International também tem realizado visitas às escolas locais e centros de nutrição, para supervisionar a alimentação distribuída às crianças e ajudar em possíveis pontos de carência. Até o momento, mais de 15 instituições já foram visitadas pela ONG.

No entanto, a Plan não apenas distribui como também incentiva que a população local tenha meios de produzir e de comprar seus próprios alimentos. Assim, desde que chegou ao Sudão do Sul, a força-tarefa da Plan International também tem incentivado o empreendedorismo local, realizando reunões sobre agricultura e horticultura e também feiras de insumos para que os comerciantes locais possam gerar sua própria renda.

Também nos preocupamos com a situação de grávidas e lactantes, por isso elas também estão no foco das nossas ações, tanto recebendo orientações sobre saúde e maternidade quanto recebendo o suporte alimentar: só em Awerial, no estado de Lagos, cerca de 150 gestantes e 100 lactantes que estavam desnutridas foram atendidas com os kits nutricionais e todas estão se recuperando.

Para a Plan International, a nutrição e o bem-estar das crianças e suas famílias é uma prioridade. Sabemos que o desafio no Sudão do Sul é grande, mas não vamos desistir: em maio, temos a meta de distribuir mais de 140 milhões de alimentos entre a população local e esse é só o começo de uma importante transformação.

Compartilhar com o universo
X