Plan International Brasil 11 4420.8084

Plan International Brasil elabora Guia de Resposta à COVID-19

Reading Time: 2 minutes

Plan International Brasil Elabora Guia de Resposta à COVID-19

Com enfoque interseccional, manual orienta a implementação de respostas à pandemia tendo em vista as formas como diferentes públicos, especialmente os mais vulneráveis, vivenciam os impactos da crise. Baixe agora!

Como organização comprometida em promover os direitos das crianças e adolescentes e a igualdade para as meninas, a Plan International Brasil chama atenção para o impacto da pandemia de COVID-19 no acesso a direitos. Sabemos que a crise provocada pela COVID-19 sobrecarrega os sistemas nacionais de saúde, impacta a economia e coloca milhões de vidas em risco significativo. A pandemia impõe graves ameaças ao bem-estar das pessoas e, neste momento, acentuam-se as violações de direito e as desigualdades.

Conheça nosso Plano de Resposta Humanitária à pandemia

Mulheres e homens, meninas e meninos não estão vivenciando essa emergência da mesma forma, assim como, as questões de raça, de classe, deficiência, status frente ao HIV, orientação sexual também impactam a maneira como as populações atravessam a pandemia. Portanto, toda e qualquer ação que busque reparar o impacto da COVID-19 deve partir da compreensão que a pandemia está afetando o acesso a direitos de parcela significativa da população, em especial, mulheres, crianças e adolescentes, especificamente meninas, e ainda mais aquelas que se encontram em situações de pobreza.

Neste Guia, que você pode baixar aqui, partilhamos orientações para a implementação de respostas à pandemia com um enfoque que visibilize as interseccionalidades, garantindo, assim, que todas as pessoas – especialmente aquelas em situação de maior vulnerabilidade – tenham suas necessidades plenamente atendidas nesse contexto. É preciso nos assegurar, de fato, que não estamos deixando ninguém para trás.

Compartilhar com o universo
X