Plan International Brasil Plan International Brasil 11 4420.8081

Plan e Ministério Público de São Paulo lançam projeto Papo Reto

Tempo de leitura: 2 minutos

Plan e Ministério Público de São Paulo lançam projeto Papo Reto

Projeto atua no enfrentamento da violência sexual, beneficiando mais de mil adolescentes nos 39 municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo. Lançamento será no Youtube, confira!

A Plan International Brasil e o Ministério Público de São Paulo estão trabalhando juntos para combater a violência sexual contra meninas e meninos nos 39 municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte até junho de 2022. Fruto dessa parceria surgiu o projeto Papo Reto – Jovens Contra a Violência, que será conduzido pela organização e receberá recurso que foi recuperado pelo Grupo de Combate ao Crime Organizado, o Gaeco. O projeto será apresentado à sociedade em um evento on-line no dia 5 de agosto, às 17 horas, com transmissão pelo canal da Plan International Brasil no YouTube.

“A Plan International Brasil está muito feliz com essa parceria, uma oportunidade para ampliar nossa presença no estado de São Paulo. Com o projeto Papo Reto, adolescentes e jovens poderão fortalecer suas habilidades para se protegerem contra as violências, compartilhar experiências e levar mais conhecimento para suas comunidades”, afirma Cynthia Betti, nossa diretora executiva.

Segundo o procurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo, Mario Sarrubbo, a reversão dessa quantia em um projeto como esse é uma forma do Ministério Público contribuir em políticas públicas e promoção de direitos. “Esse projeto é fruto de uma política criminal que foca não somente na persecução penal voltada a impor penas privativas de liberdade às organizações criminosas, mas sobretudo na recuperação dos valores obtidos ilicitamente”, destaca.

Por dentro do projeto

O principal objetivo do projeto Papo Reto é atuar diretamente com meninas e meninos, escolas e comunidades dos 39 municípios da região do Vale do Paraíba. O intuito é fortalecer habilidades de profissionais sobre temas estruturais para que continuem o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. Além de sensibilizar a sociedade, o projeto atuará com os profissionais dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) sobre o tema da violência e exploração sexual, oferecendo material para o trabalho com adolescentes e rodas de diálogo on-line.

“O artigo 227 da Constituição Federal atribui a todos, cidadão ou Ministério Público, a corresponsabilidade de garantir proteção integral a toda criança com absoluta prioridade garantindo os direitos fundamentais à vida, saúde, educação, e também o direito de viver sem violência”, afirma a promotora de Justiça Renata Rivitti, uma das idealizadoras do projeto.

Até junho de 2022, o Papo Reto vai realizar atividades para pelo menos 1.080 adolescentes que participarão de uma formação facilitada pela Plan International Brasil, composta por seis horas de encontros on-line divididos em três oficinas. Ao menos 39 profissionais do CRAS, sendo um em cada município, participarão de encontros para discutir as temáticas do projeto. Assim, serão capacitados para se tornarem multiplicadores e darem continuidade à metodologia do projeto na proteção dos direitos da infância em suas cidades. Para mais informações: paporeto@plan-international.org