Plan International Brasil Plan International Brasil 11 4420.8081

PAS recebe selo da Prefeitura de São Paulo pela promoção de Direitos Humanos e Diversidade

Tempo de leitura: 3 minutos

21 de dezembro de 2023 - Tempo de leitura: 3 minutos

O projeto Adolescente Saudável trabalha a prevenção das Doenças Crônicas Não Transmissíveis com jovens de bairros da Zona Sul da cidade

O Programa Adolescente Saudável (PAS), uma iniciativa de investimento comunitário global da AstraZeneca desenvolvida em parceria com a Plan International, acaba de receber o Selo de Direitos Humanos e Diversidade da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo na categoria transversalidades. Em sua sexta edição, o Selo se propõe a incentivar as organizações públicas, privadas e do terceiro setor a aprofundarem as iniciativas que visam a inserção das pessoas no mercado de trabalho como forma de promover a igualdade de direitos.

Implementado no Brasil e no mundo desde 2010, o Programa Adolescente Saudável trabalha com jovens a prevenção das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs) mais comuns, como as doenças cardiovasculares, câncer, diabetes e doenças respiratórias crônicas. Focado em jovens de 10 a 24 anos, o PAS realizou formações com jovens nos últimos anos nos bairros de Campo Limpo, Cidade Ademar, Cidade Dutra, Jardim São Luís, Parelheiros e Pedreira, na Zona Sul da cidade de São Paulo.

Entre os temas das formações estão os cinco principais fatores de risco para as DCNTs, como alimentação pouco saudável, sedentarismo, tabagismo, uso nocivo de álcool e poluição do ar. O projeto também trata de bem-estar emocional, gênero e saúde e direitos sexuais e reprodutivos. “O PAS é um projeto que leva informações sobre saúde para uma juventude atravessada por vários marcadores sociais, marcada pelas desigualdades de gênero e raça, da periferia de São Paulo. É uma juventude que ainda lida com a escassez de políticas públicas e que sente isso na pele e no seu bem-estar emocional”, afirma Angelica Duarte, gerente de projetos da Plan International Brasil em São Paulo. “Ter o reconhecimento do Selo é muito importante para nós. É um indicativo de que estamos no caminho certo.”

Para abordar a saúde de jovens, inclusive a saúde mental, o PAS treina educadores pares no Brasil. São esses e essas jovens que multiplicam seus conhecimentos para outros jovens com informações de saúde, contribuindo para mudanças comportamentais sustentáveis. O programa já alcançou mais de 4 milhões de jovens por meio de conteúdos em redes sociais e campanhas de conscientização. “O PAS acredita que promover saúde é promover o direito à vida, os direitos desses jovens terem e sonharem com um futuro. O compromisso com a defesa dos Direitos Humanos também é um compromisso com os direitos de crianças e adolescentes em toda a sua diversidade”, afirma Angelica.

Sobre o Programa Adolescente Saudável (PAS)

O Programa Adolescente Saudável (chamado de PAS no Brasil e de YHP no resto do mundo) é uma iniciativa de investimento comunitário global da AstraZeneca desenvolvida em parceria com a Plan International em ambientes urbanos com um foco único em jovens de 10 a 24 anos na prevenção das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs) mais comuns: câncer, diabetes, doenças cardíacas, doenças respiratórias e saúde mental. Executado em parceria pela Plan International e pelo UNICEF com base em pesquisas da Escola de Saúde Pública Johns Hopkins Bloomberg, o PAS combina programas de âmbito local, pesquisa e advocacy direcionado aos fatores de risco, como tabagismo, uso nocivo do álcool, sedentarismo, dietas pouco saudáveis e exposição à poluição do ar, que podem levar a DCNTs na vida adulta. Desde 2010, a Plan International implementa o PAS no Brasil, Colômbia, Egito, Índia, Indonésia, Mianmar, Quênia, Reino Unido, Tailândia, Vietnã e Zâmbia.