Plan International Brasil Plan International Brasil 11 4420.8081

Novos membros no Conselho Curador da Plan

Tempo de leitura: 5 minutos

3 de abril de 2023 - Tempo de leitura: 5 minutos

Experiência em diversas áreas nos setores público, privado e em organizações não governamentais dão aos conselheiros e conselheiras repertórios complementares para atuar pela proteção de meninas e meninos

O Conselho Curador da Plan International Brasil está recebendo novas integrantes. Ana Bavon, Ianda Lopes e Mônica Marcondes trazem sua experiência e lugar de fala ao grupo de conselheiras e conselheiros presidido por Felipe Brescancini. A chegada das três marca um aumento no número de integrantes, que agora passam a ser oito. Salete Moraes, voluntária no conselho por dez anos, se despede dessa função. Ana Bavon já fazia parte de um dos comitês há cerca de um ano e agora passa a integrar o conselho. Ela também já visitou projetos em Teresina (PI) e em Codó (MA).

O conselho tem a missão de assegurar a integridade e a ética, além de fortalecer a imagem institucional da Plan International no Brasil. No país, o conselho atua com um papel de facilitador, como um organismo de apoio estratégico e operacional para que a Plan atinja seus objetivos. Entre as funções práticas do conselho estão as aprovações estratégicas de novos projetos e o acompanhamento da gestão econômica e financeira para a ratificação das contas do ano fiscal.

Os membros do conselho também participam de comitês – finanças, governança e advocacy – e de um grupo de trabalho de arrecadação de recursos (fundraising) e comunicação. As reuniões do conselho são trimestrais, mas em geral os membros se encontram com mais frequência nos comitês.

Os nomes aprovados pelo conselho no Brasil são indicados para um processo de aprovação da Plan International, em uma assembleia geral que ocorre na Inglaterra. O processo todo leva entre seis e oito meses. Os membros do Conselho Curador atuam de forma voluntária e não remunerada.

Conheça mais sobre cada um dos membros do Conselho Curador da Plan:

Felipe Brescancini – presidente

Felipe Brescancini é empreendedor social e cofundador do Instituto Think Twice Brasil, que trabalha com educação em direitos humanos e engajamento social. Trabalhou dez anos com marketing na P&G, é mestre em Psicologia Econômica (LSE), especialista em Novas Economias (Schumacher College) e em Impacto Social (Artemísia e Yunus BC), pós-graduado em Comunicação (ESPM-SP) e graduado em Administração (PUC-SP). É coautor do livro digital Experiência de Empatia pelo Mundo, que relata uma pesquisa sobre desigualdade social por 40 países. É apaixonado por aprender, pela natureza e por conhecer culturas. Já esteve em mais de 90 países. Atualmente é o presidente do Conselho Curador da Plan International Brasil.

Ana Fontes – vice-presidente

Ana Fontes é Empreendedora Social, Fundadora da RME – Rede Mulher Empreendedora e do Instituto RME, duas organizações sociais que atuam para apoiar as mulheres com foco em geração de renda. Defende que as mulheres mudam o mundo e aborda temas como liderança, diversidade, inovação e empreendedorismo feminino. Já foi eleita Empreendedora do Ano pelas revistas IstoÉ Dinheiro e Forbes Brasil. É conselheira da Unimed e do Instituto Avon. Na Plan International Brasil, atua como vice-presidente do Conselho Curador.

Ana Bavon – conselheira

Ana Bavon é advogada especialista em estratégias de Equidade, Inclusão e Gestão das Diversidades nas Organizações. Atua como CEO e Head de Estratégia da Consultoria B4People Cultura Inclusiva. É conselheira consultiva e Board Director em formação pelo Programa ABPW da Saint Paul Escola de Negócios. Além disso, é colunista da Forbes e do Estadão e professora de ESG e Human Skills. Acaba de ser aprovada para o Conselho Curador.

Débora Cóbar – conselheira

Débora Cóbar é Diretora Executiva Regional das Américas na Plan International. Médica de formação, Débora tem uma formação acadêmica abrangente. Trabalha na defesa e na promoção dos direitos das crianças desde os anos 1990, sobretudo na Guatemala. Está na Plan desde 2000, com passagens por muitas funções, o que inclui o Conselho Curador do Brasil.

Ianda Lopes – conselheira

Ianda Lopes é advogada e atua como Diretora Jurídica da GE Renewable Energy na América Latina. Ao longo de sua trajetória, foi reconhecida por seu engajamento em questões ligadas à diversidade e inclusão, além de contribuir com discussões sobre o mercado jurídico. Ianda agora é membro do Conselho Curador.

Mauricio Ajzenberg – conselheiro

Mauricio Ajzenberg é engenheiro civil. Depois de ter seu escritório de engenharia, investiu na carreira em empresas privadas, atuando com logística e novos negócios. Atualmente, é diretor-geral de uma companhia do setor de logística. Já contribuía com a Plan International Brasil no comitê de finanças antes de fazer parte do Conselho Curador. Visitou recentemente os projetos da Plan no Piauí e no Maranhão e pode conhecer de perto o impacto para as comunidades.

Monica Marcondes – conselheira

Monica Marcondes é economista, advogada e mestre em engenharia elétrica. Atua como executiva especialista em investimento no Banco Santander e se destaca como referência e liderança em sua área de atuação. É membro do board do Instituto Adus, conselheira da Fundação Pescar e Associação Pacto pela Equidade Racial e agora passa a integrar também o Conselho Curador da Plan.

Reinaldo Bulgarelli – conselheiro

Reinaldo Bulgarelli é sócio-diretor da Txai Consultoria e Educação. Atua na área de sustentabilidade e responsabilidade social empresarial, com muito foco em direitos humanos. Foi membro do Unicef, diretor da Fundação Projeto Travessia, diretor da Fundação Bank Boston, diretor da Secretaria do Menor do Estado de São Paulo e um dos fundadores do Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua. É autor do livro Diversos Somos Todos e membro do Conselho da Plan.