Plan International Brasil 11 4420.8084

MÊS DE MARÇO FOI MARCADO POR AÇÕES PELO EMPODERAMENTO FEMININO

Reading Time: 3 minutes

MÊS DE MARÇO FOI MARCADO POR AÇÕES PELO EMPODERAMENTO FEMININO

Na semana do 8 de março, a Plan International Brasil desenvolveu várias atividades em prol do Dia Internacional da Mulher, lembrando que as meninas de hoje serão as mulheres de amanhã.

No dia 8 de março, o mundo celebra todos os anos o Dia Internacional da Mulher. Porém, ao contrário do que muita gente imagina, a data não nasceu para aumentar as vendas de flores, mas sim para lembrar a luta pelos direitos das mulheres: a data faz menção à primeira greve de mulheres realizada no mundo, em 1857.

Apesar de já terem conquistado o direito ao voto, à igualdade salarial, à saúde, à educação e à segurança, esses direitos ainda não estão de fato presentes na vida de todas as meninas e mulheres. Segundo informações do Mapa da Violência, desenvolvido pela ONU, o Brasil é o 7º país que mais mata meninas e mulheres em todo o mundo. No ranking de casamentos infantis, é o 4º lugar. Além disso, elas ocupam menos de 20% dos cargos públicos, correspondem a menos de 10% dos líderes de empresas e ganham 30% a menos que os homens, mesmo quando são mais qualificadas.

Nem sempre as pessoas lembram disso, mas as mulheres de hoje já foram meninas e as meninas de hoje serão as mulheres de amanhã. Assim, respeitar e defender os direitos das mulheres é também respeitar e defender os direitos das meninas, e toda essa construção por um mundo mais justo começa na infância, que é quando as crianças começam a assimilar os estereótipos de gênero. Por isso, a Plan International Brasil criou a hashtag #EuQueroIgualdade, para mobilizar a web a favor da defesa dos direitos de meninas e mulheres no mês de março.

AÇÕES

Na semana do Dia Internacional da Mulher, a Plan International Brasil contou com uma programação especial na web:

– Na Fanpage, foram publicados vários posts com informações sobre o 8 de março e sobre as conquistas femininas;

– No Twitter, com a hashtag #EuQueroIgualdade, houve um grande tuitaço questionando o machismo e as diversas formas de violência contra meninas e mulheres;

– No dia 8 de março, também houve uma conversa ao vivo pelo Facebook com a especialista de gênero da Plan International Brasil, Viviana Santiago

– E em todas as nossas mídias, houve a cobertura dos eventos pelo Dia Internacional da Mulher que aconteceram em todo o Brasil!

SOBRE A PLAN INTERNATIONAL BRASIL

A Plan International Brasil é uma organização não-governamental que, em 20 anos, já impactou mais de 70 mil crianças com seus projetos sociais. Desde 2012, desenvolve campanhas em prol do movimento global Por Ser Menina, desenvolvido pela Plan International para a defesa dos direitos das meninas em todo o mundo.

Compartilhar com o universo
X