Plan International Brasil Plan International Brasil 11 4420.8081

Meninas chamam a atenção para a importância de serem ouvidas em carta carta para líderes de governo

Tempo de leitura: 4 minutos

9 de março de 2023 - Tempo de leitura: 4 minutos

Documento é resultado de discussões realizadas por meninas e jovens mulheres de 15 a 24 anos para contribuir com a elaboração de políticas públicas em educação, proteção e saúde

.

Neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a Plan International Brasil divulga uma carta construída no contexto da pandemia da Covid-19 nos anos de 2020 e 2021 por meninas e jovens mulheres de 15 a 24 anos de todas as regiões do país. Mesmo agora, em 2023, observamos pouco avanço nas demandas elencadas por elas sobre prioridades para a elaboração de políticas públicas em educação, proteção e saúde, que precisam ser levadas em conta para a garantia de acesso efetivo das meninas a essas políticas. Embora a pandemia esteja em processo contínuo de diminuição, seus efeitos ainda são visíveis em grupos minorizados e as meninas precisam ter suas vozes e demandas ouvidas! Neste ano, devemos ter um novo encontro das meninas como parte das celebrações do Dia Internacional da Menina, em 11 de outubro.

Esta carta está sendo encaminhada a líderes em diversas esferas públicas. No Poder Executivo Federal, será enviada à Primeira-dama, Janja Lula da Silva, às Ministras das Mulheres, Cida Gonçalves, e da Igualdade Racial, Anielle Franco, aos Ministros dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, e da Justiça e Segurança Pública, Flavio Dino, além do Secretário Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ariel Castro. Além disso, o documento também será enviado a representantes do executivo estadual e municipal, legislativo e judiciário em todas as esferas.

A carta ressalta os graves impactos da pandemia de Covid-19 para a vida das meninas, com destaque para a violência sexual – perpetrada principalmente contra meninas dentro de casa –, a dificuldade de estudar e o aumento da carga de tarefas domésticas, entre outros aspectos. “Fomos apagadas na cobertura da pandemia, mas estamos cientes de que seus efeitos ainda não acabaram. Precisamos assegurar que toda a sociedade nos leve em conta na construção do mundo pós-pandemia”, apontam as meninas na carta.

Na área da saúde, mas meninas reivindicam:

E para isso pedem:

Na área da proteção, o foco está em:

E para isso querem:

Para encerrar, na educação as meninas entendem que precisam:

E propõem: