A Plan International está no Haiti ajudando cerca de 20 mil famílias afetadas pelo Furacão Matthew. O mais poderoso de furacões no Caribe em quase uma década causou devastação generalizada no sudoeste do país, deixando milhares de desabrigados – incluindo crianças. De acordo com a Direção da Proteção Civil do Haiti, 350 mil pessoas estão em situação de emergência, muitas das quais também foram afetadas pelo terremoto em 2010 e ainda estavam abrigadas em alojamentos temporários.
A área mais afetada foi o sudoeste do Haiti, uma das áreas onde a Plan International atua, desde 1973, na implementação de programas de desenvolvimento das comunidades locais, principalmente de apoio às crianças. A maior urgência é por itens de higiene, água, e pela retomada da estrutura de saneamento também é algo urgente, principalmente em decorrência da epidemia de cólera que afeta o países e que tem nas crianças o maior foco de vulnerabilidade.
“As crianças estão entre os mais vulneráveis em situações de desastre e os nossos principais esforços serão para garantir seu bem-estar e proteção”, disse Marie Therese Frederique Jean Pierre, diretora da Plan International no Haiti.
“Ainda não é possível saber a verdadeira dimensão do desastre, mas estamos com as nossas equipes em ação e estamos se mobilizando recursos para apoiar as famílias afetadas “.
Na nossa unidade no Haiti, a Plan International tem uma série de produtos não alimentares essenciais – tais como kits de higiene, kits de cozinha, colchões e cobertores. Outras fontes estão de prontidão na vizinha República Dominicana, onde a organização também tem operações.
SOBRE PLAN INTERNATIONAL
A Plan International é um organização não governamental que atua há mais de 70 anos em prol os direitos das crianças. Acreditamos no poder e no potencial de cada uma delas, e por isso lutamos contra a pobreza, a violência, a exclusão e a discriminação. Trabalhando em conjunto com as crianças, seus familiares, as comunidades e nossos parceiros, nos esforçamos para construir um mundo justo, onde as crianças sejam protegidas e respeitadas.