Plan International Brasil Plan International Brasil 11 4420.8081

Escola de Liderança para Meninas promove a reforma dos banheiros de três escolas de Teresina

Tempo de leitura: 2 minutos

Escola de Liderança para Meninas promove a reforma dos banheiros de três escolas de Teresina

Projeto foi possível graças ao apoio da empresa Kimberly-Clark, por meio da marca de papel higiênico Neve

Com o início do retorno às aulas presenciais, estudantes de três escolas situadas na área rural e semiurbana de Teresina encontrarão banheiros revitalizados. As reformas fazem parte do projeto Escola de Liderança para Meninas – Wash, financiado pela empresa Kimberly-Clark por meio de sua marca de papel higiênico Neve.

Ao todo, nove banheiros foram renovados: três na Escola Municipal Manoel Alves, situada na comunidade Taboca do Pau Ferrado; dois no Centro de Ensino de Tempo Integral José Pereira Filho, na comunidade Parque Brasil, e quatro na Escola Municipal Arthur Medeiros, na comunidade Usina Santana. O objetivo do projeto é fornecer instalações sanitárias e higiênicas adequadas, além de incentivar boas práticas de cuidados e lavagem das mãos entre estudantes e suas famílias.

Antes de iniciar o processo de revitalização dos banheiros, a Plan ouviu estudantes das três escolas parceiras do projeto para conhecer suas reais necessidades por meio de consultas em formato virtual.

No geral, os estudantes e as estudantes relataram a necessidade de ter disponíveis papel higiênico, cestos de lixo e sabão para lavar as mãos. Também pediram mais vasos sanitários, mais torneiras e pisos antiderrapantes. As meninas falaram especificamente sobre a importância de ter absorventes disponíveis no banheiro da escola, pois algumas deixam de ir às aulas quando estão menstruadas. Elas também pediram a instalação de trincos para garantir sua privacidade, espelhos e chuveiros.

“Percebemos o quanto as meninas precisavam de um espaço mais acolhedor e empoderador para garantir uma boa higiene e o gerenciamento da sua menstruação enquanto estivessem nas escolas”, afirma Thayná Lima, facilitadora de projetos da Plan International Brasil em Teresina. Ela observa que a menstruação não pode ser motivo para paralisar a educação das meninas.

Segundo Thayná, o projeto também teve um olhar inclusivo para as crianças com deficiência, que não tinham um espaço adequado para elas, e também para os meninos. “O projeto trabalha para a melhoria da saúde e da higiene por meio do acesso ao saneamento e a estruturas adequadas, além da educação para higienização correta das mãos”, diz Thayná.

Uma das estudantes que participaram da escuta virtual afirmou que foi muito bom poder dar sua opinião sobre o projeto. “Estou me sentindo muito bem por participar dessa atividade, conseguindo contribuir com minha opinião para a melhoria dos banheiros da escola para as meninas ficarem mais à vontade e melhorar o visual dos banheiros. Para quando a gente chegar e olhar, poder falar: ‘nossa, esse é o banheiro que merecemos’”, afirmou a menina de 16 anos.

Os projetos atenderam às demandas dos estudantes e incluíram artes gráficas com frases e ilustrações de empoderamento.

No Centro de Ensino de Tempo Integral José Pereira Filho, a inauguração ocorreu em 11 de agosto. Na Escola Municipal Manoel Alves, os banheiros serão entregues nesta quinta-feira (12) e na Escola Municipal Arthur Medeiros, nesta sexta-feira (13).

No Centro de Ensino de Tempo Integral José Pereira Filho, as aulas presenciais já foram retomadas para alunos do terceiro ano do Ensino Médio, que poderão desfrutar dos banheiros renovados. Nas outras duas escolas, que são da rede municipal, a previsão de retorno é para o final de agosto, mas ainda sem confirmação.