Plan International Brasil 11 4420.8084

Emoji representando período menstrual é anunciado.

Reading Time: 2 minutes

Emoji representando período menstrual é anunciado.

Emoji representando a menstruação chega aos telefones em março

O emoji que representa a menstruação foi liberado e chega aos smartphones em março, dando a meninas e mulheres um novo – e necessário – jeito de falar sobre seus ciclos.

A Unicode, organização californiana que gerencia a distribuição de emojis – confirmou que o emoticon no formato de gota de sangue será lançado em breve.

Mais de 55 mil pessoas pediram que esse emoji fosse adicionado ao teclado internacional no ano passado, numa campanha liderada pela Plan International UK para quebrar o silêncio, o estigma e o tabu em torno do tema.

Uma pesquisa da Plan International revelou a necessidade urgente de mais meios acessíveis para falar de menstruação. Numa enquete com mulheres entre 18 e 34 anos (47%) acreditava que o emoji de menstruação tornaria mais fácil para elas falarem sobre seus ciclos com amigas, parceiras e parceiros.

Lucy Russel, chefe de Direitos das Meninas e Juventude na Plan International UK, diz:

“A inclusão de um emoji que pode expressar o que 800 milhões de meninas e mulheres em todo o mundo estão vivenciando todo mês é um grande passo para a naturalização do ciclo menstrual e quebra de estigmas em torno do assunto. Por anos nos calamos e demonizamos a menstruação. Como especialista em direitos das meninas, a Plan International sabe que isso tem um impacto negativo nelas; as meninas sentem vergonha em falar sobre seus ciclos, estão desinformadas e sofrem as consequências na saúde menstrual.”

Para Lucy, um emoji não vai acabar de vez com o tabu, mas vai ajudar a transformar o diálogo. Acabar com a vergonha e começar a falar sobre isso”.

A gota de sangue é o resultado da submissão bem-sucedida da Plan International UK e NHS Blood and Transplant (NHS Sangue e Transplante). Foi desenhada para ser um emoji multiuso, representando a importância da doação de sangue e de quebrar o tabu sobre a menstruação, assim como outras referências ao sangue.

Compartilhar com o universo
X