Plan International Brasil 11 4420.8084

DOWN TO ZERO REALIZA AÇÃO PELO 18 DE MAIO

Reading Time: 2 minutes

DOWN TO ZERO REALIZA AÇÃO PELO 18 DE MAIO

Com um espetáculo teatral, o projeto promove apresentações que procuram sensibilizar a sociedade para o tema.

O grupo de jovem mobilizadores do projeto Tá Ligado em Quê? segue com sua agenda de apresentação do espetáculo Flô, cuja temática sensibiliza a sociedade para a necessidade do enfrentamento ao abuso e exploração sexual infantil, baseada na cartilha da Turma do Cedequinha.

Novas apresentações já estão agendadas para o dia 11/05/2017, na Escola Estadual Hildete Lomanto, no Garcia, e no dia 18/05/2017, no auditório do Ministério Público Estadual, em Salvador, no bairro de Nazaré, em ocasião do seminário 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

O projeto socioeducativo Tá Ligado em Quê? é uma iniciativa do Centro de Estudos e Assessoria Pedagógica (CEAP), que visa contribuir para a formação integral de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, buscando fomentar e apoiar o processo de construção de projetoS de vida e participação em suas diversas formas e expressões. Atualmente o grupo também utiliza a metodologia de Educação de Pares que forma jovens mobilizadores da Plan International através do projeto Down To Zero,  com o objetivo de mobilizar os adolescentes e jovens que fazem parte deste grupo sobre a temática do enfrentamento a exploração sexual.

A metodologia utilizada consiste em um processo de ensino e aprendizagem no qual adolescentes e jovens atuam como facilitadores de ações e atividades com e para outros adolescentes e jovens, ou seja, seus pares. Esse termo é utilizado quando uma pessoa ou grupo fica responsável por desenvolver ações educativas voltadas para o público etário do qual faz parte. As razões para se optar pela educação entre pares são muitas, mas a primeira delas, e mais óbvia, é que adolescentes e jovens conversam de “igual pra igual” com seus pares sobre diferentes assuntos, incluindo Proteção e Violência Sexual. Outro motivo importante é que eles e elas têm como base a própria comunidade em que vivem. Sendo assim, conhecem a realidade dos outros adolescentes e jovens e organizam atividades mais próximas da cultura local.

Esta ação faz parte do planejamento do projeto DTZ para as atividades em alusão ao 18 de maio, Dia Nacional de Enfrentamento à Exploração Sexual Infantil.

Para mais informações sobre o Tá Ligado em Quê?. acesse o link: http://ceap.org.br/projeto-tlq-apresenta-peca-flor-em-escola-municipal/

Compartilhar com o universo
X