Plan International Brasil 11 4420.8084

Dia Internacional da Educação

Reading Time: < 1 minute

Dia Internacional da Educação

O dia 24 de janeiro 2019, o mundo celebrou o primeiro Dia Internacional da Educação. Este dia foi anunciado pela Assembleia Geral das Nações Unidas com o objetivo de assinalar o papel da educação para a paz e o desenvolvimento.

A Unesco afirma que atualmente 262 milhões de crianças e jovens não frequentam a escola e 617 milhões de crianças e adolescentes não sabem ler nem fazer cálculos matemáticos básicos.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2015, no Brasil, 2,5 milhões de crianças e adolescentes, 6% dos brasileiros de 4 a 17 anos estão fora da escola. Em relação a gênero, a diferença entre meninos e meninas fora da escola é bem pequena, com prevalência um pouco maior para os meninos, o que está de acordo com os dados de frequência escolar acima apresentados, que indicam número superior de meninas na escola, sobretudo nos anos finais do ensino básico. Na faixa de 15 a 17 anos, por exemplo, a taxa de frequência à escola das meninas foi de 83,4% e dos meninos 83,2%, segundo o Censo de 2010.

Neste dia, a Unesco apela aos governos e a todos os parceiros que façam da educação universal de qualidade uma das suas principais prioridades.

Compartilhar com o universo
X