Plan International Brasil 11 4420.8084

Dia de Doar tem edição especial para estimular a solidariedade durante a pandemia de COVID-19

Reading Time: 3 minutes

Dia de Doar tem edição especial para estimular a solidariedade durante a pandemia de COVID-19

Movimento global busca chamar a atenção para a importância da doação em períodos de crise. Veja vídeo de nossa embaixadora, a jornalista Ana Paula Padrão

Dia de Doar 2020

Desde 2013, o Brasil celebra o Dia de Doar em uma terça-feira de dezembro, após a Black Friday. O movimento, derivado do #GivingTuesday dos Estados Unidos, tem o objetivo de promover o ato de doar e estimular a solidariedade. Este ano, com a pandemia de COVID-19 ameaçando a saúde e o bem-estar de grande parte da população mundial, uma edição especial do evento foi agendada para 5 de maio. Chamado Dia de Doar Agora (ou #GivingTuesdayNow na versão global), o evento busca ampliar a generosidade neste período de crise.

A ideia é estimular cidadãos e empresas a contribuírem com as organizações que trabalham com as comunidades impactadas pela pandemia. Entidades com projetos relacionados à educação, moradia, segurança, alimentação e saúde são mais necessárias do que nunca, mas suas atividades podem ser comprometidas pela falta de recursos. Daí a importância de um dia de mobilização por doações.

A Plan International Brasil é uma das organizações que têm concentrado todos os seus esforços em oferecer ajuda humanitária e assistencial para conter os impactos negativos da pandemia na população, com atenção especial às crianças e aos adolescentes que ficam vulneráveis à violência física e emocional no período de confinamento.

No Brasil, um dos pilares do Plano de Resposta Humanitária da Plan à pandemia é a distribuição de milhares de cestas básicas e kits de higiene a comunidades vulneráveis no Piauí e no Maranhão onde vivem crianças apadrinhadas pela Plan. Você pode fazer aqui a sua doação. A organização também tem participado de ações contra a violência doméstica com a campanha #QuarentenaSimViolênciaNão.

“A Plan já atuou em outras crises humanitárias de forma relevante. Hoje, travamos uma guerra com um vírus que pode afetar o presente e o futuro das nossas crianças e adolescentes”, diz a diretora da Plan International Brasil, Cynthia Betti. “Contamos com a solidariedade da população para podermos agir e o Dia de Doar Agora é um movimento importante para reunir as pessoas em uma jornada solidária para apoiar os mais vulneráveis neste momento de crise.”

Cynthia também destaca o papel da Plan em apoiar as meninas que sofrem ameaças crescentes de violência sexual, discriminação e abuso em situações como a que vivemos hoje. “Cada um de nós pode fazer a diferença para essas meninas, não importa o valor da doação.”

No Dia de Doar Agora, as pessoas podem demonstrar sua generosidade de várias formas, não apenas com doações financeiras a entidades. O site da campanha global #GivingTuesdayNow dá algumas sugestões de como participar do movimento. Uma ideia é mostrar seu agradecimento aos profissionais essenciais: bater palmas para os profissionais da saúde, agradecer carteiros, entregadores e lixeiros e postar sua gratidão nas redes sociais. Outra ideia é atuar como voluntário mesmo sem sair de casa, por exemplo oferecendo seu conhecimento para organizações que precisem de sua expertise. Também estamos doando nosso apoio quando escolhemos comprar de pequenos produtores locais. Fazer as compras para um vizinho idoso, costurar máscaras para doar aos trabalhadores essenciais ou doar sangue são outros exemplos de atos de solidariedade que o movimento quer estimular.

Veja o recado de nossa embaixadora, a jornalista Ana Paula Padrão, sobre o Dia de Doar:

[video src="https://plan.org.br/wp-content/uploads/2020/05/video-dia-de-doar-ana-paula-padrao-2020.mp4" /]
Compartilhar com o universo
X