Plan International Brasil 11 4420.8084

#CARNAVAL 2018

Reading Time: 4 minutes

#CARNAVAL 2018

Plan International Brasil na rota da folia!!!

Mais uma vez estaremos com campanhas e ações nas ruas do Brasil. Desde 2013, marcamos presença no Carnaval nas localidades aonde atuamos. A festa deve acontecer sempre com segurança, proteção e respeito, e a Organização leva essa mensagem por onde passa. Também estaremos com um conteúdo potente e consciente nas nossas redes sócias. Confira nossas ações !

BAHIA

CAMPANHA CONTRA A EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL

Com o objetivo  de orientar os turistas a respeito da real situação das meninas, que se agrava nessa época, a Plan International Brasil, em parceria com a Grou Turismo, desenvolveu uma campanha de verão com duração até março. O turismo receptivo é uma estratégia para alcançar quem visita a Bahia nessa época. Os assistentes receptivos estarão capacitados para falar sobre exploração sexual e também trajados com roupas e acessórios personalizados (mochilas, viseiras, bottons, etc) com mensagens de conscientização. Serão mais de 100 profissionais treinados atuando pelas ruas. Nos espaços de fluxo desses turistas serão distribuídos materiais impressos sobre a campanha, o que representa um grande avanço no setor turístico da Bahia. Motoristas de ônibus e vans também estão instruídos sobre esses temas – além da distribuição de material nos pedágios das estradas e nas mesas dos hotéis. A ação deve impactar mais de 100.000 pessoas diretamente.

Além do trabalho com o turismo receptivo, a Organização desenvolveu um ciclo de capacitação para técnicos de prefeituras e outras instituições para o Carnaval de Salvador, com mais de 30 profissionais estarão atuando nas ruas visando o combate a exploração sexual. Os dois municípios que participarão dessa sensibilização são Salvador, que já iniciou o ciclo de treinamentos, e Camaçari no final de janeiro – aqui com apoio da Cidade do Saber, um dos maiores equipamentos educacionais, premiado nacionalmente, que promove aulas de música, dança, lutas, esportes entre outras.

A Plan International Brasil vai trabalhar com os materiais  da campanha “Números” e “Escolhas”, produzida pelo Instituto Liberta ( de enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes) em parceria  com Childhood Brasil, Fundação Abrinq e Ministério da Justiça por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.

MAIS UM ANO ATUANDO NO PLANTÃO INTEGRADO DO CARNAVAL DE SALVADOR

Os preparativos para o carnaval de Salvador já começaram. Na semana passada, realizamos a capacitação de técnicos que irão atuar na coleta de dados relacionados a violações dos direitos de crianças e adolescentes na folia.

A formação ocorreu através do projeto Down To Zero, em parceria com o Centro de Assessoria e Estudos Pedagógicos (CEAP), o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (CEDECA) e o Comitê de Proteção integral a Crianças e Adolescentes em Megaeventos.

Além disso, disponibilizamos tecnologia e tablets ao governo do estado da Bahia para tornar o processo de coleta mais dinâmico e eficiente.

SÃO PAULO

PLAN E CATRACA LIVRE CONTRA O ASSÉDIO NO CARNAVAL

Com o objetivo de conscientizar, denunciar e registrar os casos de assédio durante o Carnaval diversas frentes se unem para combater as inúmeras formas de assédio cometidas durante o Carnaval.

A Plan International Brasil se une à ONU Mulheres e aos coletivos Nós, Mulheres da Periferia, Vamos Juntas? e Não é Não, das redes Minha Sampa e Meu Recife e dos blocos Mulheres Rodadas e Maria Vem com as Outras para combater o assédio sexual – que é gravíssimo e se intensifica durante o Carnaval.

A campanha, promovida pelo Catraca Livre, abre espaço para essa parceria se concretizar, e chega em sua terceira edição ocupando um outro lugar: quer identificar lugares nas cidades onde as mulheres são mais vulneráveis e, exigir que o poder público faça sua parte. De acordo com o Catraca Livre, no ano de 2017, só no Rio de Janeiro, uma mulher era agredida no Carnaval a cada 4 minutos.

A plataforma Aconteceu no Carnaval vai coletar relatos se assédio anônimos, estes serão consolidados dando vida a um mapa do assédio – que chegará nas autoridades para que seja possível unir forças, refletir e criar estratégias eficientes para o problema.

UBER TAMBÉM VAI PARTICIPAR DA FOLIA SEM VIOLÊNCIA!

A Plan International Brasil acaba de firmar uma parceria com o aplicativo Uber.  A empresa de tecnologia de transporte será uma das patrocinadoras do Carnaval de rua de SP.

Com o intuito de conscientizar os foliões sobre o tema da violência sexual no Carnaval, o Uber chamou a Plan para assinar algumas peças publicitárias online, camisetas para os promotores e o material de conscientização contra o assédio que será distribuído nos blocos como o correio elegante que tem como intuito resgatar a paquera com respeito a consentimento.

A empresa também vai montar um espaço de convivência no circuito dos blocos, e a Plan estará no pré- carnavalesco com sua equipe de captação de recursos conversando com os foliões sobre nossa causa e doações.

CODÓ

PLAN APOIARÁ AS AÇÕES DE CARNAVAL DA REDE

A campanha “Folia Consciente” vai acontecer pelo quinto ano consecutivo em Codó.  Este ano apoiaremos as ações da Rede de Garantia de Direitos formada pela Secretaria de Assistência Social, Saúde, Educação e Instituições da Sociedade Civil.

Faremos nossa tradicional “blitz” no portal da cidade distribuindo kits com  ventarolas informativas, preservativos, lixeiras ecológicas para veículos, panfletos com orientações práticas sobre saúde e prevenção. Teremos também dois outdoors com a mensagem de conscientização da nossa campanha.

E mais uma vez a folia consciente faz a alegria do povo de Codó !

Compartilhar com o universo
X