Plan International Brasil Plan International Brasil 11 4420.8081

Campanha #vamosproteger reforça a importância da proteção de crianças e adolescentes contra a violência sexual e o trabalho infatil no Carnaval

Tempo de leitura: 2 minutos

8 de fevereiro de 2023 - Tempo de leitura: 2 minutos

Pelo sétimo ano, a Plan International Brasil realiza ações de conscientização no Carnaval de Salvador 

Por meio do Projeto Escola de Liderança para Meninas, a ONG Plan International Brasil, em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude de Salvador, realiza ações de proteção infantil no Carnaval. Neste ano, a campanha #VAMOSPROTEGER promove o diálogo sobre a importância da proteção de crianças e adolescentes contra as violências sexuais e o trabalho infantil, além de orientar a população sobre os cuidados com a higiene pessoal, a lavagem de mãos, o cuidado com o meio ambiente e o autocuidado durante os dias de folia. 

“Por meio de seus projetos, a Plan atua em ações no carnaval da Bahia desde 2017 juntamente com a Prefeitura de Salvador para levar informação à população e combater o abuso a crianças e adolescentes durante a festa mais popular do país”, explica Sarah Mabell Rios, facilitadora de projetos da Plan International Brasil na Bahia. 

Com o tema “Água, Saneamento e Higiene: o que tenho a ver com isso?”, a campanha tem como objetivo aumentar a conscientização da população sobre suas responsabilidades com o autocuidado, a higiene e a conservação de espaços com água potável e saneamento básico durante as festividades do Carnaval. A partir do dia 11 de fevereiro, serão realizadas ações de sensibilização e entregas de materiais informativos no circuito Barra/Ondina. E, entre os dias 16 e 18, a iniciativa atuará nos espaços dos Centros de Acolhimento, Aprendizagem e Convivência (Caac) da Prefeitura de Salvador, que acolhem os filhos dos ambulantes de 0 a 17 anos, enquanto os pais trabalham no Carnaval. Na ocasião, haverá diversas atividades como contação de histórias, oficinas, workshops e gincanas. 

“Neste ano serão oferecidas 600 vagas em cinco unidades do Caac e a Plan estará presente para proporcionar espaço de diálogo, troca de conhecimento e fortalecimento das práticas de higiene, cuidado com o meio ambiente e a promoção da saúde no que tange ao acesso à água potável, saneamento e higiene na Bahia para essas crianças e jovens”, destaca Sarah Mabell Rios. 

Disque Direitos Humanos

O Disque Direitos Humanos, ou Disque 100, é um serviço de proteção de crianças e adolescentes com foco em violência sexual, vinculado ao Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. Trata-se de um canal de comunicação da sociedade civil com o poder público, que possibilita conhecer e avaliar a dimensão da violência contra os direitos humanos e o sistema de proteção, bem como orientar a elaboração de políticas públicas.

Disque 100 funciona diariamente das 8h às 22h, inclusive nos fins de semana e feriados. As denúncias recebidas são analisadas e encaminhadas aos órgãos de proteção, defesa e responsabilização, de acordo com a competência e as atribuições específicas, priorizando o Conselho Tutelar como porta de entrada (nas situações de crianças e adolescentes), no prazo de 24 horas, mantendo em sigilo a identidade da pessoa denunciante. Pode ser acessado por meio dos seguintes canais: