CAMPANHA FIQUE DE OLHO! É LANÇADA NA BAHIA
Foi realizado ontem, 15 de fevereiro de 2017, no foyer do Teatro Castro Alves de Salvador, o lançamento da campanha “Fique de Olho! – Denuncie a exploração sexual e o trabalho infantil”
A Campanha “Fique de Olho”, executada pelo Governo do Estado da Bahia, conta com o apoio e a parceria da Plan International Brasil, da Unicef e do Centro de Defesa Criança e Adolescente da Bahia (CEDECA – BA), e prevê a realização de um conjunto de ações de prevenção e proteção integral às crianças e aos adolescentes durante o Carnaval de Salvador deste ano.
A Plan International Brasil, por meio do projeto Down To Zero – DTZ, apoia diretamente a realização da Campanha com ações de capacitação de representantes da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Governo da Bahia na utilização de equipamentos e softwares necessários para a realização da pesquisa de campo sobre as situações de violência no Carnaval contra crianças e adolescentes e para a atuação dos profissionais da rede de proteção e agentes de segurança de Salvador contra as violações de direitos de meninas e meninos durante o carnaval.
A utilização das tecnologias da Plan International Brasil para a pesquisa permitirá colher e sistematizar em tempo real os dados e emitir relatórios diários sobre as situações de violação encontradas. Já a capacitação dos profissionais da rede de proteção a crianças e adolescentes e agentes de segurança de Salvador, pretende preparar estes profissionais para abordar da forma correta as crianças e adolescentes que estiverem na rua e garantir desta forma a garantia de seus direitos.
Além disso, a Plan International Brasil apoia as ações da campanha com a produção de materiais de divulgação e de sensibilização, entre os quais destacamos o Guia de Proteção Integral, que contém informações sobre de proteção dos direitos da criança e do adolescente e as pulseirinhas para identificar as meninas e os meninos que possam estar nos circuitos do carnaval.
Durante o período do carnaval, a equipe da Plan International Brasil em Salvador estará na rua para acompanhar e dar suporte as ações da campanha. Na cerimonia de lançamento da campanha, Sara Regina de Oliveira, nossa Gerente de Projetos na Bahia, participou da mesa de abertura e fez a entrega simbólica dos tablets que a Plan International Brasil colocou à disposição para a realização da pesquisa