5 de dezembro de 2023 - Tempo de leitura: 2 minutos
Depois de atuar na vice-presidência do Conselho Curador da ONG, Ana se torna embaixadora da causa das meninas
Fundadora da Rede Mulher Empreendedora (RME), Ana Fontes acaba de se tornar embaixadora da ONG Plan International Brasil. A empreendedora social fazia parte do Conselho Curador da organização e atuava como vice-presidente. Agora, Ana vai contribuir para ampliar o alcance da causa das meninas, ao lado de Ana Paula Padrão, Astrid Fontenelle, Joyce Ribeiro, Marcos Eduardo Ferreira, Margareth Menezes, Neivia Justa, Thainá Duarte e Karma, primeira embaixadora global de desenho animado. As embaixadoras e o embaixador da Plan no Brasil contribuem diretamente para que suas redes de contatos conheçam a organização e apoiem o trabalho realizado com crianças, adolescentes e jovens, em especial com as meninas. Ana já participou de eventos pela Plan, como o seminário Empodera Elas, no Maranhão, quando também conheceu atividades de campo realizadas com as comunidades.
Ana Fontes é reconhecida no Brasil e no exterior por sua atuação como empreendedora social. É fundadora da Rede Mulher Empreendedora (RME) e do Instituto RME, organizações sociais que apoiam diretamente as mulheres e têm foco na geração de renda. Desde o início, a Rede já impactou mais de 10,5 milhões de mulheres e suas famílias no país com metodologias baseadas em educação, mentoria, conexão e acesso a recursos financeiros. Ana sempre reforça: “acreditamos que as mulheres mudam o mundo”.
Graduada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Anhembi Morumbi, Ana tem pós-graduações em Marketing pela ESPM, Relações Internacionais pela USP e realizou o Programa de Desenvolvimento de Executivos (PDE) da Fundação Dom Cabral. Ainda no meio acadêmico, é professora do programa Empreendedorismo em Ação, do Insper, e professora da pós-graduação da PUC-RS. Também fez parte de programas de destaque, como Winning Women (EY), Vital Voices, Programa 10.000 Mulheres (FGV/Goldman Sachs).
As conquistas de Ana não passam despercebidas e ela já recebeu muitos reconhecimentos: prêmio Empreendedor Social 2023 na categoria Inclusão Social e Produtiva (Folha de S.Paulo), prêmio Executiva de Valor (2023), Empreendedora do Ano pela Revista IstoÉ Dinheiro (2021), LinkedIn Top Voices (2020), Empreendedor Social (2020), prêmio Visionaris UBS (2020), uma das 20 mulheres mais poderosas do Brasil pela Revista Forbes (2019), prêmio Fortune Most Powerful Women (2017).
Além de sua atuação no empreendedorismo social, Ana lidera a delegação do Brasil no W20, grupo de engajamento do G20 que atua para melhorar as condições das mulheres no mundo. É vice-presidente do Conselho do Pacto Global da ONU no Brasil e atua como conselheira consultiva e/ou de administração na Seguros Unimed, no Instituto Avon e na Universidade Anhembi Morumbi/Ânima.