28 de maio de 2024 - Tempo de leitura: 2 minutos
Iniciativa conta com a distribuição de folhetos informativos e a confecção do bracelete menstrual, que ajuda a entender mais sobre cada fase do ciclo
Mesmo com avanços, ainda há muitos estigmas e tabus profundamente enraizados em torno da menstruação que geram consequências de longo prazo para a saúde e o bem-estar das meninas, mulheres e outras pessoas que menstruam. Para trazer conscientização sobre o tema, a Plan International Brasil, em parceria com a CCR Metrô Brasil realizou nesta terça, Dia Internacional da Higiene Menstrual, uma ação sobre o tema, com a distribuição de folhetos e a confecção do bracelete menstrual para ensinar sobre as fases do ciclo e o que ocorre com o corpo em cada uma delas.
A iniciativa aconteceu na Estação Pirajá do metrô, escolhida porque também abriga a sala Elas à Frente, um espaço dedicado ao atendimento a mulheres vítimas de violência. Além da iniciativa, a Plan também exibirá vídeos sobre o tema nas 520 telas dos trens entre os dias 25 de maio e 1 de junho.
Segundo o estudo “Pobreza Menstrual no Brasil: desigualdade e violações de direitos”, divulgado em 2021 pelo UNFPA em parceria com o UNICEF, 713 mil meninas vivem sem acesso a banheiro ou chuveiro em casa e mais de 4 milhões não têm acesso a itens mínimos de cuidados menstruais nas escolas. “Por isso é tão importante realizar ações de conscientização sobre a higiene menstrual, assim as pessoas que menstruam passam a ter acesso a informações sobre higiene e a meios de gerenciar seus períodos menstruais, vivenciando a menstruação com saúde”, destaca Elaine Amazonas, Gerente de Projetos da Plan International Brasil na Bahia.
“Atendemos cerca de 400 mil clientes por dia em todo o sistema e mais da metade são mulheres, por isso entendemos que uma iniciativa como essa pode ajudar na sensibilização de muitas meninas e mulheres sobre um tema tão relevante e que faz parte do dia a dia de cada uma delas.”, explica Rodrigo Rainer, gerente de Comunicação, Ouvidoria e Sustentabilidade da CCR Metrô Bahia.
A iniciativa de conscientização sobre a saúde menstrual faz parte do projeto Escola de Liderança para Meninas na Bahia, que tem o patrocínio da Kimberly-Clark por meio da marca Intimus, preparando adolescentes e jovens de 12 a 24 anos para serem protagonistas de suas vidas. O projeto também tem uma frente com foco em saúde e higiene menstrual, para que jovens conheçam seus ciclos e tenham mais informações sobre direitos sexuais e reprodutivos. Na Bahia, o projeto também viabilizou a reforma de banheiros em escolas públicas, o que beneficia meninas, meninos e suas comunidades.