26 de novembro de 2019 - Tempo de leitura: 2 minutos
Mobilização global acontece até 10 de dezembro e visa conscientizar a sociedade para o fim da violência contra meninas e mulheres.
A violência de gênero atinge milhões de meninas no mundo inteiro. Na prática, esse tipo de violência diz respeito a toda e qualquer prática de preconceito, discriminação e intolerância que meninas e mulheres sofrem justamente pelas relações desiguais de poder entre homens e mulheres.
O Brasil é um dos países mais violentos do mundo para elas: em levantamento produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública em parceria com a Plan Brasil, estima-se que a cada 1 hora, 536 mulheres são vítimas de agressão física. Em 2018, foram 4,7 milhões de mulheres agredidas no país, sendo que na maioria dos casos, o agressor era alguém conhecido.
Outro dado alarmante refere-se às ocorrências de estupros no país: todos os dias, pelo menos 70 meninas são violentadas sexualmente no país, e a maior ocorrência de abusos acontece com as meninas de 13 anos. O levantamento ainda aponta que entre 2017 e 2018, as principais vítimas de feminicídio – crime de ódio baseado no gênero – foram as meninas e mulheres negras.
É contra todos os tipos de violência que nós, da Plan International Brasil, lutamos! Nossos projetos atuam em prol de uma sociedade onde meninas tenham igualdade de oportunidades, direitos garantidos e suas vidas protegidas de todo e qualquer tipo de violência. Trabalhamos incessantemente para que meninas possam decidir, progredir e liderar.
Por isso, convocamos todas e todos a se unirem a nós na campanha 16 Dias de Ativismo contra a Violência de Gênero, mobilização global que visa sensibilizar e aumentar a conscientização e ações efetivas para o fim da violência contra meninas e mulheres. A campanha tem início em 25 de novembro e termina em 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.
Tema da campanha
Neste ano, a campanha 16 Dias de Ativismo contra a Violência de Gênero terá como tema “Pinte o mundo de laranja: Geração Igualdade contra o estupro!”. A iniciativa, originada em 1991 por ativistas do Instituto de Liderança Global das Mulheres, vem ao encontro dos esforços globais para alcançar a Agenda 2030 que contempla os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A eliminação de todas as formas de violência contra as meninas e mulheres é uma das metas estabelecidas na ODS 5, que reivindica a igualdade de gênero. Assim, todos os 193 países que assumiram o compromisso da Agenda 2030 devem se empenhar para alcançar esse objetivo e garantir um mundo mais justo, seguro e igualitário para meninas e mulheres.
Clique aqui e saiba como a Plan Brasil está contribuindo para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.