Plan International Brasil Plan International Brasil 11 4420.8081

SOBRE PONTES PARA O FUTURO

Tempo de leitura: 2 minutos

PONTES PARA O FUTURO

Financiado pela União Europeia, o projeto Pontes Para o Futuro é voltado para jovens com idades entre 17 e 24 anos. Os participantes do projeto têm acesso à capacitação profissional, noções de empreendedorismo e módulos de habilidades para a vida, bem como suporte para inserção no mercado de trabalho. Os cursos são oferecidos em parceria com Colégio Salesiano Salvador – Nazaré.

O projeto Pontes Para o Futuro, financiado pela União Europeia (UE), tem objetivo de assegurar trabalho digno para jovens nos municípios de Salvador e Região Metropolitana no setor do emprego formal, ou por meio de pequenos negócios. A estratégia relaciona uma formação em habilidades para a vida e treinamento técnico. Este processo se realiza em diferentes etapas, que inicia com uma analise do mercado local com a finalidade de desenvolver currículos de formação alinhados com a demanda de mercado.  Ao final do projeto serão 1200 beneficiados, em sua maioria, jovens mulheres. Pensando nisso, a ideia é formar uma aliança de empresas, Associações privadas, Centro de Formações e Associações da Sociedade Civil comprometidas em promover a empregabilidade de jovens dentro dos municípios. As ações também buscam sensibilizar empresas locais para conhecer e adotar boas práticas de igualdade de gênero em sua força de trabalho.

COMO FUNCIONA?

A Plan international desenvolveu a metodologia YES (Youth Employment Solutions), que prevê seis etapas articuladas para a inserção dos jovens no mercado de trabalho:

1-ESTUDO DE MERCADO

Análise de indicadores econômicos identificando os setores com expressivo crescimento econômico e suas demandas por mão de obra. Os indicadores orientam a definição dos cursos oferecidos aos jovens.

2-ENGAJAMENTO CORPORATIVO

Constituição da Aliança Estratégica pelo Emprego Juvenil, contribuindo com: análise de mercado, formatação dos currículos e inserção dos jovens no mercado de trabalho.

3-CAPACITAÇÃO EM HABILIDADES PARA A VIDA

Formação dos jovens em Habilidades para a vida – habilidades psicossociais para o comportamento positivo que permitem aos indivíduos lidar eficazmente com as demandas e desafios da vida cotidiana (UNICEF).

4-QUALIFICAÇÃO TÉCNICA

Formação profissional dos jovens: desenvolvimento de competências e habilidades técnicas específicas da área profissional

5-INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO

Os jovens são encaminhados para os processos seletivos das empresas – prioritariamente, para as parceiras. Busca-se encaminhar os jovens que atendam o perfil socilitado pela empresa.

6-MENTORIA

Os jovens são acompanhados durante 12 meses, para reforçar suas capacidades de atuação no mundo corporativo. Adicionalmente, os jovens serão apoiados para levar adiante seu plano profissional.

Acreditamos que, ao final dessas etapas, os participantes do projeto poderão ingressar no mercado de trabalho com um perfil diferenciado que contempla o conhecimento técnico e as habilidades comportamentais necessárias para diferentes desafios da vida.