Plan International Brasil 11 4420.8084

A voz e a liderança de Cássia

Reading Time: 3 minutes

Com o apoio da Plan International Brasil, a menina do interior do Maranhão se tornou uma referência na luta por direitos dentro de sua comunidade

Cassia, uma menina negra, com o punho erguido em frente a uma árvore

Cássia era uma menina tímida que vivia em Paço do Lumiar, no interior do Maranhão, com sua mãe, seu tio e seus cinco irmãos: três meninas e dois meninos. Em casa, o machismo determinava sua rotina: ela e suas irmãs cuidavam de todos os afazeres domésticos, enquanto seus irmãos brincavam e aproveitavam a infância.

Mas tudo mudou quando a Cássia conheceu a Plan International Brasil, aos 12 anos. Foi em 2013 que o projeto Líderes da Mudança chegou à região de Paço do Lumiar. Esse projeto promove o engajamento ativo de adolescentes em discussões e reflexões sobre as desigualdades de gênero que afetam as vidas de meninas e meninos por meio de atividades esportivas, como o futebol.

O enfoque na igualdade de direitos e oportunidades foi algo muito importante para o desenvolvimento de Cássia. Segundo a menina, foi a partir desse momento que ela conseguiu mudar o modo como as tarefas eram divididas em sua casa. “Estudei o Estatuto da Criança e do Adolescente, que diz que os jovens e os adolescentes são todos iguais. E nossos direitos devem ser respeitados, nós meninas também temos direitos. Aprendi muito e multiplico isso na minha casa e com as minhas colegas”, conta ela, orgulhosa.

Cássia participou de outros projetos que a Plan Brasil desenvolveu em sua comunidade, como o Gol pela Paz, o Aprender Sem Medo e a Escola de Liderança para Meninas (ELM). Neles, teve as discussões que muitas vezes não estavam presentes em sua escola. Aprendeu sobre seu próprio corpo, sobre seus direitos como menina e aprendeu o valor de se expressar e de falar em público para ser uma referência para jovens como ela.

Cassia, uma menina negra, segurando um porta retrato e frente a sua casa
Após se formar no Ensino Médio, Cássia sonha com novos caminhos para sua educação e desenvolvimento

E o contato de Cássia com a Plan foi além dos projetos: a menina se lembra com carinho da época em que foi apadrinhada e incentivada a continuar aprendendo e se desenvolvendo. O apadrinhamento foi algo muito importante não apenas para ela, mas também para outras crianças da comunidade. “Foi com os recursos do apadrinhamento que a Plan conseguiu patrocinar projeto educativos, atividades para as crianças, e principalmente o que eu aprendi no futebol feminino – direitos e deveres. A ajuda desses padrinhos e madrinhas é muito importante para o desenvolvimento dessas crianças e adolescentes”, diz Cássia.

Agora com 18 anos, Cássia multiplica os conhecimentos a que teve acesso para outras meninas e planeja seu futuro. “Meu maior sonho é me formar em Serviço Social e ser uma referência na minha comunidade. Quero mudar a história do nosso país. Porque a partir do momento em que nós tivermos líderes responsáveis, e os jovens e crianças verem esses e essas líderes como exemplo, também vamos ter uma comunidade e um Brasil solidários”, afirma.

A Plan International Brasil mantém projetos em quatro estados brasileiros com meninos e meninas na busca por uma sociedade mais justa e igualitária para todas as crianças. Junte-se a nós e ajude pessoas como a Cássia a mudarem suas vidas. Você pode doar para a causa das meninas, aqui, ou apadrinhar uma criança, aqui.

PÁGINAS RELACIONADAS

#MENINASOCUPAM
ESCOLA DE LIDERANÇA PARA MENINAS
Histórias de Sucesso
Compartilhar com o universo
X