Tempo de leitura: 2 minutos
5 de junho de 2024 - Tempo de leitura: 2 minutos
Palavras-chave:
mudança climática; justiça climática; segurança alimentar; insegurança alimentar; hortas comunitárias; Plan International; meninas.
Sobre o que é o estudo?
O Estudo de Contexto “Mudanças Climáticas e Insegurança Alimentar no Triângulo dos Cocais Maranhenses” buscou analisar os riscos e impactos causados pelas mudanças climáticas, em nível municipal e comunitário, para entender como interferem na segurança alimentar das comunidades dos municípios de Codó, Peritoró e Timbiras, na Região dos Cocais no estado do Maranhão – também chamada de Triângulo dos Cocais Maranhenses.
A Plan lnternational está ativamente engajada no enfrentamento global às mudanças climáticas, um fenômeno que afeta cada vez mais nossas vidas. Nosso foco tem se direcionado às comunidades mais vulneráveis e como as mudanças climáticas afetam as meninas, um grupo particularmente vulnerável.
A vulnerabilidade a que estão sujeitas as meninas aumentam sua exposição aos riscos climáticos, situando-as em uma posição de maior impacto diante dos efeitos das mudanças climáticas. A Plan lnternational busca fortalecer as capacidades das comunidades, especialmente meninas e mulheres, para que possam exercer sua liderança e a transformação em suas comunidades.
Uma das frentes de atuação da Plan nesse enfrentamento às mudanças climáticas é o Projeto Água, Saúde e Vida, financiado com recursos do Norma Group e da Foundation Center, com o apoio da Plan lnternational Alemanha, que visa melhorar as condições de vida e saúde das crianças, especialmente das meninas, no estado do Maranhão, por meio da implantação e revitalização de sistemas de água, realização de oficinas temáticas com as famílias, formação de comitês comunitários e implantação de hortas comunitárias.
Nele, enfatizamos a importância do acesso à água limpa, à educação sobre higiene básica e hábitos saudáveis, e ao cultivo de hortas escolares ou comunitárias como pilares para uma vida saudável. O projeto também difunde conhecimento sobre higiene básica, hábitos saudáveis, saúde menstrual e a igualdade de gênero por meio do incentiva à liderança feminina.
Neste estudo “Mudanças Climáticas e Insegurança Alimentar no Triângulo dos Cocais Maranhenses”, que contou também com o apoio da Fundação José Luiz Egydio Setúbal, analisamos as conexões entre as alterações climáticas e os desafios enfrentados na manutenção da segurança alimentar, buscando soluções e intervenções eficazes para mitigar esses impactos na região. As mudanças climáticas exacerbam a insegurança alimentar, afetando desproporcionalmente meninas e mulheres, que enfrentam maiores riscos e desafios no dia a dia.
Dessa forma, o estudo é uma ferramenta crucial para orientar políticas públicas e ações da sociedade civil, enfatizando a importância de abordagens inclusivas e sensíveis a gênero nas estratégias de adaptação e justiça climática.
Sobre o nosso trabalho de pesquisa:
O trabalho de pesquisa, realizado pela Plan International Brasil, tem como objetivo promover os direitos das crianças e avançar a igualdade de gênero e os direitos das meninas.
Por meio de nossas publicações, nós auxiliamos na disseminação de conteúdo sobre as temáticas que trabalhamos e sobre os impactos que geramos nas comunidades onde atuamos. Nossas pesquisas e estudos buscam fornecer dados e insights valiosos que orientem políticas públicas e práticas sociais, ajudando a construir um ambiente mais justo e equitativo para todos. Sobretudo, nos esforçamos para engajar e capacitar as próprias meninas e suas comunidades, garantindo que suas vozes sejam ouvidas e que suas necessidades e direitos sejam atendidos de maneira efetiva.